Alunos da FAMINAS doam sangue para o Hospital do Câncer de Muriaé

Guia Muriaé no WhatsApp

Alguns alunos da primeira turma de Medicina da Faculdade de Minas (FAMINAS) de Muriaé participaram, nesta quarta-feira (15), de uma ação solidária em prol do Hospital do Câncer de Muriaé (HCM) da Fundação Cristiano Varella (FCV).

“A ideia da ação solidária surgiu após os alunos fazerem uma visita a FCV. Eles se sentiram sensibilizados a fazer esta ação para trazer algum beneficio para os pacientes que estão hospitalizados lá”, disse a Coordenadora Acadêmica da FAMINAS, Roberta de Freitas Gouvêa.

Com baixo estoque de sangue, os alunos se sensibilizaram e aproveitaram o calendário de doações do Hemominas em Muriaé e foram até a Policlínica do Safira para doar sangue. “Essa ação é muito importante, podemos salvar uma vida com este simples gesto de doação de sangue”, relatou o aluno Mateus Villas-Boas.

A Coordenadora do Banco de Sangue do HCM/FCV, Verônica Demarque, alertou para os mitos relacionados a doação de sangue. “Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a meta seria de 3,5% a 5% de doação da população, só que não conseguimos atingir 2% desta meta. Existem vários mitos que fazem com que as pessoas deixem de doar, como a pessoa estar menstruada, achar que engorda ou emagrece. Uma vez que doa, a pessoa não precisa doar sempre. Homens podem doar de 3 a 3 meses e mulheres de 4 a 4 meses”, afirmou.

As próximas coletas de sangue em Muriaé acontecerão nos dias 29 de outubro, 12 e 26 de novembro e 10 de dezembro.

Mais informações no Posto Avançado de Coleta Externa (PACE), na Policlínica de Safira, localizado na Avenida Silvério Campos, bairro Safira: (32) 3729-1224 / 3729-3723.

Quem pode doar

Podem doar sangue cidadãos com boa saúde, idade entre 18 e 67 anos. Os candidatos devem pesar acima de 50 quilos, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, não ter tido hepatite após os 11 anos de idade, e que não tenham doença de Chagas. Jovens com 16 e 17 anos, somente poderão se candidatar à doação de sangue com a presença dos responsáveis legais ou autorização dos responsáveis com firma reconhecida em cartório, cujo modelo de autorização está disponível no site http://www.hemominas.mg.gov.br.

A idade máxima para a primeira doação de sangue é 60 anos. Os candidatos, que já tiverem doado pelo menos uma vez antes dos 60 anos, poderão doar até a idade de 67 anos.

Fonte: Guia Muriaé

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo