Anvisa divulga lista de suplementos alimentares para sono, metabolismo e dores musculares suspensos
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a proibição imediata de cinco suplementos alimentares da marca Alwaysfit, por apresentarem riscos à saúde da população. A decisão, publicada na última sexta-feira (23) no Diário Oficial da União (DOU), impede o uso, comercialização, distribuição, fabricação e propaganda dos produtos, que eram divulgados como aliados para o sono, alívio de dores, saúde da próstata e aumento de energia.
De acordo com a Resolução-RE Nº 1.980, os suplementos contêm ingredientes não avaliados quanto à segurança para uso sublingual, forma pela qual estavam sendo recomendados aos consumidores.
Produtos suspensos pela Anvisa:
Suplemento alimentar líquido de melatonina
Suplemento alimentar líquido de melatonina spray
Suplemento alimentar de óleo de semente de abóbora
Suplemento alimentar líquido Curcumais
Suplemento alimentar em gotas de metil-B9B12
Os produtos, vendidos principalmente pela internet, custavam em média entre R$ 39,90 e R$ 49,90, em frascos de 30 ml.
Segundo a Anvisa, os suplementos “não possuem segurança de uso da forma como estão sendo indicados”, o que motivou a suspensão como medida preventiva para “mitigar o risco sanitário que a população está exposta”.
A decisão tem efeito imediato e vale em todo o território nacional. A empresa poderá ser responsabilizada caso desrespeite a determinação. A Anvisa também orienta consumidores que adquiriram os produtos a suspenderem o uso e procurarem orientação médica, caso tenham sintomas adversos.
A Alwaysfit ainda não se pronunciou oficialmente sobre a decisão.
Fonte: Guia Muriaé