Anvisa diz que não se deve trocar marca de remédio genérico durante tratamentos

Estudos de intercambialidade são realizados somente em comparação com os medicamentos de referência

Guia Muriaé no WhatsApp

Milhões de brasileiros que buscam economizar optam por escolher medicamentos genéricos ou similares nas farmácias, muitas vezes trocando entre diferentes marcas. No entanto, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) alerta que essa prática não é recomendada durante tratamentos contínuos.

Para entender o motivo por trás dessa orientação, é fundamental compreender o processo de aprovação de medicamentos genéricos e similares no Brasil. Muitos medicamentos amplamente consumidos já tiveram suas patentes expiradas, permitindo que vários laboratórios produzam versões genéricas ou similares desses medicamentos. No entanto, para obter a aprovação da Anvisa, esses fabricantes precisam demonstrar que seus produtos são intercambiáveis com o medicamento de referência, que passou por extensos testes clínicos para comprovar sua segurança e eficácia.

A Anvisa destaca que essa intercambialidade, ou seja, a segura substituição do medicamento de referência por seu genérico ou similar, é comprovada por meio de testes de equivalência terapêutica, incluindo comparações in vitro e estudos de bioequivalência. No entanto, essa equivalência não é estabelecida entre diferentes genéricos ou similares.

Embora esses medicamentos compartilhem o mesmo princípio ativo, os fabricantes de genéricos e similares podem usar diferentes fornecedores de matérias-primas e processos de produção, resultando em variações que afetam a absorção, metabolismo e eliminação do medicamento no organismo. Isso pode ter consequências na eficácia e segurança do tratamento.

Alguns tratamentos, como aqueles que envolvem medicamentos biológicos, podem ser particularmente sensíveis à troca entre diferentes marcas, devido às diferenças nos processos de fabricação. Portanto, a orientação é que esses medicamentos não sejam trocados.

O mesmo se aplica a medicamentos que possuem doses extremamente baixas, em microgramas, como hormônios da tireoide e anticoncepcionais. Pequenas variações nas doses podem ter impactos significativos no tratamento.

Embora alguns médicos orientem os pacientes a optar por medicamentos de referência, que geralmente são mais caros, muitos defendem que genéricos e similares são alternativas válidas, aprovadas pela Anvisa e mais acessíveis.

De acordo com o Anuário Estatístico do Mercado Farmacêutico, 70% de todos os medicamentos consumidos no Brasil são genéricos (41%) ou similares (29%). A escolha entre eles geralmente se baseia no preço e na disponibilidade.

Para os pacientes que não conseguem manter o tratamento com o mesmo fabricante ou marca, a recomendação é ficar atento a sinais e sintomas, relatar quaisquer eventos adversos ao médico e manter o acompanhamento regular para garantir a eficácia e segurança do tratamento.

Lembrando que a orientação médica é fundamental em todos os casos, e qualquer alteração nos medicamentos deve ser feita sob supervisão profissional.

Fonte: Guia Muriaé, com informações do R7

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo