Home / Notícias / Saúde e Bem-Estar / Aplicativo auxilia na orientação nutricional para refeições saudáveis

Aplicativo auxilia na orientação nutricional para refeições saudáveis

O TelessaúdeRS, projeto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), criou um aplicativo gratuito para apoiar o trabalho de profissionas e pacientes que necessitam de alimentação controlada por complicações de saúde. O “Dieta Dash” auxilia na manutenção de uma alimentação saudável e na melhor escolha de alimentos para prevenir e controlar a hipertensão arterial.

O aplicativo avalia refeições com relação aos níveis de sódio, gordura saturada, açúcar e outros fatores que podem dificultar o controle da hipertensão. Ele também fornece outras opções e receitas para substituir o alimento.




A nutricionista Sabrina Dalbosco participou do desenvolvimento do aplicativo e conta que a ideia da sua construção surgiu após o reconhecimento de ferramentas mobile no enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis. “A Organização Mundial da Saúde tem investido e apoiado a implantação de aplicativos como intervenções promissoras e inovadoras para melhorar o controle de doenças. Além disso, o acelerado crescimento do uso de smartphones e tablets se apresenta como uma oportunidade para ações estratégicas de desenvolvimento profissional contínuo para profissionais de saúde”, diz.

O médico do Programa Saúde da Família em Conselheiro Lafaiete (MG), Vinícius Diniz, começou a usar o aplicativo para elaborar dietas para seus pacientes. “O que me fez permanecer utilizando o aplicativo foi o conteúdo proposto pelos menus. Um deles trata especificamente de analisar a dieta do paciente, o que se possibilita a abertura de uma discussão entre médico e paciente em torno do tema reeducação alimentar. Percebi que os pacientes que mais se envolveram neste debate e aderiram às mudanças propostas – tomadas em conjunto – foram os que mais melhoraram os índices de pressão arterial. Interessante observar que outros pacientes, não portadores de hipertensão e que aderiram às mudanças propostas, também se beneficiaram com os princípios de reeducação alimentar proposto pelo aplicativo”, disse o médico.

No aplicativo, o profissional pode enviar a avaliação por email para seu paciente. Também podem ser encontradas dicas de refeições saúdáveis, receitas e outras orientações como:




* Ranking de alimentos com alto teor de sódio;
* Alimentos ricos em potássio;
* Como interpretar melhor os rótulos de alimentos;
* Dez passos para ua alimentação saudável e orientações para hipertensos.

O Dieta Dash e todos os aplicativos do TelessaúdeRS/UFRGS são públicos, gratuitos e disponíveis para download para o sistema Android. Em breve, serão disponibilizados também para iOS. Faça o download do Dieta Dash.




Fonte: Gabriela Rocha/ Blog da Saúde


Confira também

Muriaé tem alta em número de curados da covid, mas registra nova morte pela doença

O número de pacientes curados da covid-19 teve novo aumento considerável no boletim desta segunda-feira …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Experimentoe o Novo Livre