Aprovado projeto que classifica o diabetes mellitus tipo 1 como deficiência

A partir de agora, a proposta passará por outras comissões até se tornar lei. Brasil tem 16,8 milhões de pessoas com diabetes, sendo que 588 mil são do tipo 1

Guia Muriaé no WhatsApp

O projeto de lei 2687/2022, de autoria do deputado federal Dr. Zacharias Calil (União-GO) e da deputada Flávia Morais (PDT-GO), que classifica o diabetes mellitus tipo 1 (DM1) como deficiência para todos os efeitos legais, foi deliberado na reunião da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência.


O parecer do relator Sargento Portugal (Pode-RJ), pela aprovação da matéria, com emenda, foi aprovado na CPD. A alteração proposta pelo relator refere-se aos critérios de avaliação da deficiência dispostos no Estatuto da Pessoa com Deficiência, sendo que o Poder Executivo criará instrumentos para avaliação da deficiência.

A matéria, agora, segue para deliberação na Comissão de Saúde. Após deliberação nas comissões de mérito, a matéria vai para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), sujeita à apreciação conclusiva pelas comissões.

A Sociedade Brasileira de Diabetes apoiou, desde o início, a aprovação deste PL, pois considerar o DM1 como deficiência representará o maior avanço dos últimos tempos pelo seu viés ‘global’, onde as pessoas com diabetes tipo 1 não passarão mais a ser atendidas apenas nos grandes centros, e sim em todos os locais do país, proporcionando oportunidades iguais, melhorando, inclusive, o atendimento nas escolas; o tratamento para que as insulinas sejam fornecidas para aqueles que delas necessitem, bem como a monitorização da glicemia. Assim, este paciente poderá ser atendido com qualidade e quantidades suficientes de tiras de glicemia, obtendo todos os insumos necessários para seu tratamento.

O DM1 normalmente é detectado na infância, pois trata-se de uma deficiência metabólica, ou seja, o pâncreas não produz o hormônio chamado insulina, responsável por manter o controle de açúcar no sangue. “O tratamento do diabetes tipo 1 envolve o uso de insulina por meio de aplicações diárias e o monitoramento frequente da glicemia, o que traz impactos na rotina de quem teve o diagnóstico e da família, além das mudanças no convívio social e âmbito escolar”, explica o presidente da SBD, dr Levimar Araújo.

No Brasil há 16,8 milhões de pessoas com diabetes, sendo que 588 mil são do tipo 1.

Fonte: GBR Comunicação

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo