Campanha leva orientações sobre prevenção e tratamento da sífilis para estudantes de Muriaé

Guia Muriaé no WhatsApp

Durante todo o mês de outubro, a equipe do programa IST/Aids, setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Muriaé, promoveu palestras de orientação educativa em escolas da rede municipal de ensino.


As atividades aconteceram através da parceria com o Centro Unifaminas e a Secretaria Municipal de Educação, com o objetivo de levar informações sobre prevenção, detecção e tratamento da sífilis para alunos matriculados entre o sexto e o nono ano do Ensino Fundamental.

“A intenção foi orientar os alunos a respeito do tema e informá-los a respeito dos cuidados preventivos para evitar que contraiam a doença”, explica o coordenador do IST/Aids, Silvério Martins.

A iniciativa ocorreu dentro do programa ‘Saúde nas Escolas’, que seguirá ocorrendo até o fim do ano, abordando também outros temas.

A sífilis

Trata-se de uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) e causada pela bactéria Treponema pallidum e desenvolvida apenas em seres humanos. Ela pode se apresentar de diversas formas e em diferentes estágios.

A transmissão ocorre através de relação sexual sem preservativo com pessoa infectada ou da mãe para a criança durante a gestação.

A infecção tem cura e o tratamento pode ser feito gratuitamente pelo SUS. O teste rápido para detecção da doença também está disponível sem custos nas unidades básicas de saúde, sendo prático, de fácil execução e com resultado em no máximo 30 minutos.

Fonte: PMM

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo