Cuidados com a pele durante o período mais frio

Guia Muriaé no WhatsApp

Manter a pele hidratada e bem cuidada é mais que vaidade, é uma questão de saúde, especialmente durante o inverno. Os dias frios, secos e de muitos ventos agridem a pele, podendo deixá-la mais sensível e suscetível às doenças.

A referência técnica da coordenação de dermatologia sanitária da Secretaria de Estado de Saúde de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Maria Aparecida de Faria Grossi, explica que as doenças mais comuns no inverno estão associadas à perda de hidratação e ressecamento da pele.

“No inverno, a umidade relativa do ar diminui e as temperaturas mais baixas levam à diminuição na transpiração corporal. Esses fatores facilitam o ressecamento da pele e algumas doenças podem aparecer ou agravar neste período do ano. Entre elas, a Xerodermia (pele seca), Dermatite Atópica, a Dermatite Seborreica, a Psoríase e a Ictiose”, alerta Maria Aparecida.

Segundo a especialista, alguns cuidados com a hidratação e com a alimentação são essenciais para passar pela estação sem problemas com a saúde da pele. “No período mais frio é comum diminuir a ingestão de água, um grande engano. É muito importante a ingestão de água para manter a hidratação da pele e de todo o organismo que naturalmente fica debilitado por causa do clima frio. O corpo bem hidratado mantém a pele macia e elástica”, afirma.

Para tornar mais fácil a ingestão de líquido no inverno e manter o equilíbrio do organismo, Maria Aparecida orienta a dividir a quantidade de líquidos hidratantes entre água e chás claros ou de frutas, além de optar por uma dieta rica em frutas, legumes e hortaliças que são fontes de vitaminas e minerais que neutralizam os radicais livres e previnem o envelhecimento da pele.

“São exemplos de alimentos próprios para o inverno as frutas ricas em vitamina C, como o morango, a laranja, a mexerica, o limão, a cereja e os vegetais, como o brócolis, o repolho, a cenoura. A soja, rica em isoflavonas, substâncias que evitam o ressecamento e melhoram a elasticidade da pele, é outro alimento que deve ser adicionado à dieta saudável. As castanhas, nozes e amêndoas ricas em vitamina E, selênio e antioxidantes, são alimentos importantes na manutenção da pele saudável e bonita”, explica a referência técnica.

Já em relação às roupas de inverno, é preciso ficar atento em alguns detalhes. É muito comum nesta época do ano o aparecimento de alergias a lã e materiais sintéticos utilizados na produção das peças. O ideal é usar uma peça de algodão por baixo, para proteger a pele do atrito com o material potencialmente alérgico. “As pessoas com alergias cutâneas devem dar preferência a roupas com tecidos naturais como o algodão e evitar os tecidos sintéticos incluindo os agasalhos e cobertores. Algumas pessoas também têm manifestações e irritações na pele com roupas ou cobertores de lã”, aconselha a especialista.

Fonte: SES-MG

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo