Dia das Mães: confira dicas de saúde enviadas pelos seguidores do Ministério da Saúde

Guia Muriaé no WhatsApp

As mães estão sempre preocupadas com os filhos. Não importa o tamanho e a idade deles, elas sempre vão dar um jeito de fazer as melhores escolhas para garantirem o bem-estar dos seus e passarem todo o seu conhecimento para frente.

Em comemoração ao Dia das Mães, pedimos que os seguidores da página do Ministério da Saúde no Facebook enviassem quais eram os ensinamentos sobre saúde que foram passados pelas mães. Com as respostas, consultamos os especialistas que fazem parte do SUS sobre essas práticas para saber se elas podem fazer bem a saúde ou não e o que deve ser passado adiante para as próximas gerações.

Confira aqui as respostas:

Aline Schenato – Deixar sempre a casa bem ventilada, mesmo nos dias mais frios, para evitar a transmissão das doenças respiratórias! Um conselho de mãe que é útil até hoje.

Blog da Saúde: É isso mesmo, Aline! Manter os ambientes bem ventilados é uma das medidas de prevenção para a gripe e outras doenças respiratórias. Além do que sua mãe te ensinou, é interessante também evitar aglomerações e ambientes fechados pelo mesmo motivo. O resfriado também é uma doença respiratória frequentemente confundida com a gripe, mas é causado por vírus diferentes.

Rebeca Alves – Aprendi com minha mamãe a tomar chazinho de limão, gengibre e alho, quando estou resfriada.

Blog da Saúde – Rebeca, o resfriado é uma infecção que tem um período limitado e determinado. Para a especialista em Alergia e Imunologia da Clínica Médica do Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro, Andreia Albuquerque Garcês, embora não haja comprovação de que os chás aumentem a imunidade, as propriedades antioxidantes de frutas, como o limão, ajudam a fortalecer o sistema imunológico como um todo. Boa dica da sua mãe! No entanto, não se esqueça de sempre que tiver qualquer problema de saúde, procurar um profissional e não se automedicar.

Ana Costa – #MamãeEnsinou a não ‘pular’ as refeições. Alimentar-se corretamente é preciso.

Blog da Saúde: Ana, a gente sempre gosta de lembrar o que o Guia Alimentar para População Brasileira orienta: comer com regularidade e atenção. Isso significa fazer suas refeições diárias em horários semelhantes, evitando “beliscar” nos intervalos. É importante também comer sempre devagar e desfrutar o que está consumindo, sem se envolver em outra atividade. Essa é uma boa maneira de controlar naturalmente o quanto comemos, para comer de forma correta.

O Guia Alimentar para População Brasileira é uma publicação do Ministério da Saúde que traz informações sobre o assunto e você pode baixá-la aqui.

Lúcia Cruz – Aprendi a comer de tudo, mesmo que não gostasse desta ou daquela verdura ou legume. A alimentação muito bem feita e saudável salvou minha vida, em períodos de fortes crises de bronquite ou com sarampo ou pneumonia. Aprendi a valorizar os alimentos e o cuidado para prepará-los.

Blog da Saúde: Lúcia, essa, com certeza, é a preocupação de muitas mães: ensinar o filho a comer de tudo, sem restrições. A base de uma alimentação nutricionalmente equilibrada, saborosa, que valoriza a cultura e respeita o meio ambiente consiste justamente em conseguir equilibrar as refeições com alimentos em variedade, dando preferência aos in natura e minimamente processados. Variedade significa alimentos de todos os tipos – grãos, raízes, tubérculos, farinhas, legumes, verduras, frutas, castanhas, leite, ovos e carnes – além de diversidade dentro de cada tipo – feijão, arroz, milho, batata, mandioca, tomate, abóbora, laranja, banana, frango, peixes etc.

Luis Paulo – Não comer manga e tomar leite pra não morrer.

Blog da Saúde: Luis, essa é uma crença comum no país. Geralmente, padrões tradicionais de alimentação, desenvolvidos e transmitidos ao longo de gerações, são parte importante da cultura de uma sociedade e o Ministério da Saúde tem interesse em que alguns saberes não se percam. Tanto que lançou em 2015 o guia Alimentos Regionais Brasileiros, que dispõe de informações sobre alimentos que fizeram parte da história de várias famílias e traz receitas sobre eles. Os diferentes saberes, científico e popular, se complementam e influenciam as escolhas alimentares da população.

Atualmente, não existem evidências científicas que comprovem que tomar leite com manga faça algum mal à saúde. O leite de vaca é consumido frequentemente no café da manhã pelos brasileiros, puro, com frutas ou com café. Consumir leite com frutas é uma boa opção para as pequenas refeições e uma boa maneira de aumentar o consumo de frutas ao longo do dia. No entanto, o leite de vaca não é um alimento essencial, uma alimentação adequada e variada pode garantir os nutrientes que o leite fornece, inclusive o cálcio.

Dhay Moura – Fazer chá de funcho para cólicas do bebê

Blog da Saúde – Dhay, é bom entender que as cólicas são normais e costumam começar na terceira semana de vida e vão melhorando a partir do terceiro mês de idade. De acordo com o pediatria do Hospital Federal de Bonsucesso, Giusepe Santaluz, ainda não há um tratamento específico para as cólicas que pode ser indicado de forma geral. Ele reforça que o ideal é evitar o uso de medicamentos sem necessidade e sempre procurar um pediatra, pois as cólicas podem sinalizar algum outro problema do bebê.

Lu Psyc – Minha mãe me ensinou a tomar chá de orégano para cortar cólicas menstruais. Funciona mesmo, me ajudou muito durante minha adolescência, época em que sofria com cólicas terríveis.

Blog da Saúde – Lu, é difícil para as mães ver qualquer filho sentindo dor e não fazer nada. O que o ginecologista Joaquim Ferreira Pereira, responsável pela Ginecologia do Hospital Federal dos Servidores do Estado, no Rio de Janeiro, explica é que não há uma comprovação científica que garanta a eficácia do chá de orégano para interromper as cólicas menstruais. Porém, ele indica chás como erva doce, camomila e maracujá, nesses dias, já que esses alimentos têm propriedades relaxantes e podem ajudar a mulher a se sentir melhor. Alguns médicos orientam também o uso de anti-inflamatórios e antiespasmódicos, nesses casos. Mas vale lembrar que é sempre fundamental consultar um profissional de saúde para saber o que ele pode indicar, exatamente, para o seu caso.

Luana Machado da Silva – Minha mãe sempre me ensinou a escovar bem os dentes, mesmo quando dava aquela preguiça.

Blog da Saúde – Sua mãe está certa, Luana. Uma boa higiene bucal diminui o risco de desenvolvimento de problemas bucais e dentários. Estudos científicos comprovam que a saúde bucal tem íntima relação com a saúde geral, pois a boca interage com todas as estruturas do corpo. As más condições de higiene na boca podem causar ou agravar enfermidades, inclusive doenças cardiovasculares e diabetes.

Para ter um sorriso bonito e saudável, é preciso escovar os dentes todos os dias, após cada refeição e também uma última vez antes de dormir, utilizando uma escova de dentes de tamanho adequado, com cerdas macias e creme dental com flúor. A complementação da escovação pode ser feita passando o fio dental entre todos os dentes.

Saiba também como comprar seguidores brasileiros.

Fonte: Blog da Saúde

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo