Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele: Dermatologista do Hospital do Câncer de Muriaé fala sobre a doença

Guia Muriaé no WhatsApp

O “Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele”, promovido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) há 15, acontece sempre no último sábado do mês de novembro. Este ano, será em 29 de novembro. A doença representa mais da metade dos diagnósticos de câncer do Brasil

e o Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima o registro de 188.020 novos casos da doença no país em 2014.

A médica dermatologista do Hospital do Câncer de Muriaé da Fundação Cristiano Varella, Lívia Nicolete Bastos explica que existem dois tipos de câncer de pele, os mais comuns são os carcinomas basocelulares e espinocelurares, também conhecidos como não melanoma e o melanoma, um tipo mais raro e letal que os carcinomas. “O câncer de pele pode se desenvolver em todas as partes do corpo, sendo mais comum nas áreas expostas ao sol, como orelhas, rosto, couro cabeludo e pescoço, por isso a extrema importância do uso de filtro solar nessas áreas.”

A médica informa que o câncer de pele pode ser semelhante a pintas, ou outras lesões benignas. “Por isso, conhecer bem a pele e saber em quais regiões existem pintas faz toda a diferença para a detecção do problema.”

A Dra. Lívia Nicolete ressalta que somente um exame clínico feito por médico especializado ou a biópsia podem diagnosticar a doença, mas é importante ficar alerta para alguns sintomas como: lesões brilhantes, feridas que não cicatrizam, pintas que mudam de cor, crescem ou coçam. “Existe uma regra simples chamada ABCD que a pessoa pode seguir em casa para identificar uma mancha suspeita. Assimetria, bordas (verificar se são irregulares ou regulares), cor (mais de um tom sugere malignidade) e dimensão (superior a 6mm também pode indicar problemas).”

Para alertar sobre o problema o Hospital do Câncer de Muriaé vai promover uma ação no dia 6 de dezembro, sábado, entre 8h e 14h na praça João Pinheiro, em frente ao antigo Centro de Especialidades. N ocasião, profissionais da área de saúde especializados em dermatologia atuantes na Fundação Cristiano Varella em parceria com demais profissionais da região prestarão atendimento ao público em geral. Serão distribuídos panfletos informativos sobre câncer de pele e meios de prevenção.

Fonte: FCV

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo