Dia Nacional de Combate ao Glaucoma: saiba como prevenir a doença

Guia Muriaé no WhatsApp

O Dia Nacional de Combate ao Glaucoma é lembrado hoje, dia 26 de maio. Imagine como se estivesse olhando por um “olho mágico” de uma porta, ou pelo buraco da fechadura. Essa imagem reduzida nas laterais, centralizada apenas, é mais ou menos, como o que uma pessoa com glaucoma pode ver o mundo. A redução progressiva do campo visual, chegando ao ponto descrito acima, é uma das características da doença que acomete os olhos e pode levar até a cegueira. Esse sintoma é diferente, por exemplo, dos problemas de vistas mais comuns conhecidos como miopia ou astigmatismo, que embaçam a visão.

Cerca de 2% da população brasileira tem glaucoma, segundo a oftalmologista e diretora do Hospital Federal da Lagoa (RJ), Roberli Bicharra. E a quantidade de pessoas afetadas aumenta, mais ou menos, em 6% em idosos com mais de 70 anos de idade.

“ Esse é um problema que desenvolve de forma lenta. As vezes, leva anos para que a pessoa sinta algo que realmente chame a atenção dela. Uma coisa que é assintomática você não está percebendo o que está acontecendo, mas a visão tá indo embora. Merece tanta atenção que a perda da visão, pode ser tão grave, ao ponto de se tornar irreversível”, alerta a oftamologista.

Grupos de Risco

O aumento da pressão ocular pode ser um dos principais sinais que o problema está presente nos olhos, já que a perda da visão progressiva demora a ser notada pelo paciente. O envelhecimento está diretamente ligado a quantidade de pessoas que podem ser diagnosticadas com glaucoma. Isso faz com que a idade eleve as chances de desenvolver a doença. Pessoas com casos na família também podem estar mais propensas ao problema. Se há também um diagnóstico de pressão ocular alterada no histórico ou descoberto recentemente, é necessário se cuidar para não piorar a situação. “O ideal é que logo depois dos 40, o adulto já comece a fazer consultas anuais com o oftalmologista para prevenir, identificar ou tratar a doença. Agora se a pessoa fizer parte do grupo de risco, ela deve procurar um acompanhamento mais frequente”, explica.

Pressão Ocular Ideal

A pressão ocular pode ser diferente para cada pessoa, segundo Roberli Bicharra “ Antigamente a pressão ocular normal deveria estar entre 10 e 20 milímetro de mercúrio (mmHg). Se a pessoa estivesse fora dessa faixa, não havia preocupação. Hoje em dia há uma pressão alvo que é individual. Significa que para aquela pessoa, mesmo que a pressão dela aparente normal, os olhos podem sinalizam que estão sofrendo algum prejuízo”, alerta a médica.

O oftalmologista, sendo assim, terá fator determinante para a análise de cada situação e exames.

Tratamento

O Sistema Único de Saúde, além do atendimento especializado, oferece medicamentos para tratar o glaucoma.“Esses medicamentos ajudam no controle da pressão ocular e consequentemente, trabalharão na preservação do olho”, segundo a oftalmologista Roberli Bicharra. Ainda, o Programa Farmácia Popular é uma alternativa para adquirir medicamentos com até 90% de descontos para o glaucoma e outras doenças como diabetes, hipertensão e asma.

Para retirar os medicamentos, basta apresentar o documento de identidade, CPF e receita médica na Farmácia que possua o selo “Aqui Tem Farmácia Popular”. O médico deve prescrever o medicamento pelo princípio ativo, genérico ou nome de referência. A receita médica pode ser emitida tanto por um profissional da rede pública quanto por um médico que atenda em hospitais ou clínicas privadas.

Fonte: Gabi Kopko, para o Blog da Saúde

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo