Dois casos suspeitos de febre amarela estão sendo investigados em Muriaé



Duas pessoas (um homem de 34 anos e uma mulher de 79 anos) estão internadas no Hospital São Paulo com suspeita de febre amarela. Eles estão recebendo todos os cuidados necessários. O paciente é do Distrito Federal e está a passeio em Barão do Monte Alto desde o dia 22 de dezembro. Já a senhora de 79 anos é moradora do bairro Safira, porém, em 19 de dezembro, viajou para Vitória (Espírito Santo), permanecendo naquele estado por dez dias.

Na quarta-feira (24), foi colhido material dos pacientes, o qual será enviado nesta quinta-feira (25) para a Fundação Ezequiel Dias, em Belo Horizonte, para análise. O resultado está previsto para ser divulgado em dez dias, dependendo da demanda do laboratório. “Estamos dando todo o apoio necessário para esses pacientes. Vale frisar que estas são suspeitas da doença e não casos confirmados. Portanto, não há motivo para pânico”, afirma o secretário Municipal de Saúde, Paulo César de Oliveira.

Entre os sintomas da febre amarela estão dor de cabeça, febre baixa, fraqueza, vômitos, dores musculares e nas articulações. Em sua fase mais grave, pode causar inflamação no fígado e nos rins, sangramentos na pele e até matar.

Vacina contra febre amarela está disponível em unidades de saúde de Muriaé

A vacina contra a febre amarela está disponível em todas as unidades de saúde da cidade. O objetivo da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, é proteger os muriaeenses contra a doença. As doses estão sendo aplicadas seguindo uma escala devido ao prazo de validade dos frascos, evitando, assim, o desperdício e a falta do produto.

No ano passado, mais de 40 mil pessoas foram vacinadas na cidade e, de acordo com a recomendação do Ministério da Saúde, uma única dose é suficiente para imunizar a pessoa por toda a vida.

“Nosso objetivo é proteger os muriaeenses contra a febre amarela, que está preocupando todo o país. Quem ainda não se vacinou contra a doença pode se dirigir a qualquer unidade de saúde da cidade para receber a dose. Saúde é nossa prioridade para manter a população saudável e livre de doenças”, afirma o prefeito Grego.

Escala de vacinação nas unidades de saúde de Muriaé

Segunda-feira: Planalto, Dornelas, Porto, Joanópolis e Gaspar

Terça-feira: PSF Safira, Barra I e Inconfidência

Quarta-feira: São Gotardo, Clóvis de Aquino, São Francisco, Santa Terezinha, São Cristóvão, José Cirilo, Cardoso de Melo, Santana, Barra II e Vermelho

Quinta-feira: Centro, Marambaia, São Pedro, Itamuri, Belisário, Boa Família, Policlínica Safira e Aeroporto

Sexta-feira: Santo Antônio, Bom Jesus da Cachoeira e Primavera

* Para receber a dose é necessário levar cartão de vacina; se não tiver o cartão, levar documento de identificação pessoal

* As unidades de saúde e o Centro Municipal de Imunização funcionam de segunda a sexta-feira, de 7h às 17h (sem intervalo para almoço)

Fonte: PMM

Últimas notícias em vídeo



Envie um comentário

 

Política de moderação de comentários

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o administrador do site pelo conteúdo do mesmo, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste site reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.