Home / Notícias / Saúde e Bem-Estar / Dois casos suspeitos de febre amarela estão sendo investigados em Muriaé

Dois casos suspeitos de febre amarela estão sendo investigados em Muriaé

Duas pessoas (um homem de 34 anos e uma mulher de 79 anos) estão internadas no Hospital São Paulo com suspeita de febre amarela. Eles estão recebendo todos os cuidados necessários. O paciente é do Distrito Federal e está a passeio em Barão do Monte Alto desde o dia 22 de dezembro. Já a senhora de 79 anos é moradora do bairro Safira, porém, em 19 de dezembro, viajou para Vitória (Espírito Santo), permanecendo naquele estado por dez dias.




Na quarta-feira (24), foi colhido material dos pacientes, o qual será enviado nesta quinta-feira (25) para a Fundação Ezequiel Dias, em Belo Horizonte, para análise. O resultado está previsto para ser divulgado em dez dias, dependendo da demanda do laboratório. “Estamos dando todo o apoio necessário para esses pacientes. Vale frisar que estas são suspeitas da doença e não casos confirmados. Portanto, não há motivo para pânico”, afirma o secretário Municipal de Saúde, Paulo César de Oliveira.

Entre os sintomas da febre amarela estão dor de cabeça, febre baixa, fraqueza, vômitos, dores musculares e nas articulações. Em sua fase mais grave, pode causar inflamação no fígado e nos rins, sangramentos na pele e até matar.

Vacina contra febre amarela está disponível em unidades de saúde de Muriaé

A vacina contra a febre amarela está disponível em todas as unidades de saúde da cidade. O objetivo da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, é proteger os muriaeenses contra a doença. As doses estão sendo aplicadas seguindo uma escala devido ao prazo de validade dos frascos, evitando, assim, o desperdício e a falta do produto.

No ano passado, mais de 40 mil pessoas foram vacinadas na cidade e, de acordo com a recomendação do Ministério da Saúde, uma única dose é suficiente para imunizar a pessoa por toda a vida.

“Nosso objetivo é proteger os muriaeenses contra a febre amarela, que está preocupando todo o país. Quem ainda não se vacinou contra a doença pode se dirigir a qualquer unidade de saúde da cidade para receber a dose. Saúde é nossa prioridade para manter a população saudável e livre de doenças”, afirma o prefeito Grego.

Escala de vacinação nas unidades de saúde de Muriaé

Segunda-feira: Planalto, Dornelas, Porto, Joanópolis e Gaspar

Terça-feira: PSF Safira, Barra I e Inconfidência

Quarta-feira: São Gotardo, Clóvis de Aquino, São Francisco, Santa Terezinha, São Cristóvão, José Cirilo, Cardoso de Melo, Santana, Barra II e Vermelho

Quinta-feira: Centro, Marambaia, São Pedro, Itamuri, Belisário, Boa Família, Policlínica Safira e Aeroporto

Sexta-feira: Santo Antônio, Bom Jesus da Cachoeira e Primavera

* Para receber a dose é necessário levar cartão de vacina; se não tiver o cartão, levar documento de identificação pessoal

* As unidades de saúde e o Centro Municipal de Imunização funcionam de segunda a sexta-feira, de 7h às 17h (sem intervalo para almoço)

Fonte: PMM

Confira também

Projeto “Dentinho Feliz” realiza ações de prevenção de saúde bucal em Muriaé

O projeto “Dentinho Feliz” está percorrendo escolas e instituições da cidade para conscientizar sobre a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *