Fiocruz desenvolve ferramenta online para identificar vírus da dengue, zika e chikungunya

Guia Muriaé no WhatsApp

A Fiocruz Bahia, através do Laboratório de Hematologia, Genética e Biologia Computacional (LHGB), desenvolveu uma ferramenta de bioinformática para tipagem, sorotipagem e genotipagem para os vírus de dengue, zika e chikungunya.


O mecanismo, que foi realizado em parceria com o Africa Center da Universidade de KwaZulu-Natal na África do Sul, em colaboração com a Universidade de Oxford na Inglaterra, a Universidade Católica de Leuven na Bélgica, o Centro de Controle de Doenças da Costa Rica e o Instituto Evandro Chagas do Pará no Brasil, já está disponível gratuitamente para toda a comunidade científica.

De acordo com os pesquisadores Luiz Alcântara (Fiocruz Bahia) e Tulio de Oliveira (Africa center), coordenadores do projeto, a aplicação foi desenvolvida com o objetivo de dar suporte aos estudos epidemiológicos sobre estes arbovírus que estão circulando no Brasil. O trabalho segue os moldes de outras sete ferramentas previamente publicadas, em 2009, no periódico Nucleid Acid Reaserch, para os vírus HTLV-1, HIV-1, HIV-2, HCV, HBV, HPV e HHV8.

Para acessar a ferramenta, clique aqui.

Fonte: Fiocruz

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo