Grávidas devem usar camisinha nas relações sexuais para evitar o zika vírus

Guia Muriaé no WhatsApp

O Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, emitiu nota informativa com orientações sobre a possível transmissão sexual do zika vírus (ZV) e recomendou o uso de preservativos (masculinos e femininos) por gestantes e suas parcerias sexuais.


Essa forma de prevenção pode impedir a doença na gestação e as complicações decorrentes da transmissão da mãe para o bebê, como a microcefalia.

Confira a nota:

O zika vírus (ZV) é uma arbovirose cuja principal forma de transmissão ocorre através da picada de mosquitos do gênero Aedes sp. Existem relatos na literatura de transmissão sexual do ZV. Ademais, foram isoladas partículas virais em sêmen de indivíduo com sinais e sintomas sugestivos de infecção pelo ZV.

As evidências científicas disponíveis até o momento apontam para um possível estabelecimento de vínculo causal do ZV e a transmissão sexual. Um grupo de trabalho coordenado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com participação do Governo Brasileiro, busca aprofundar as evidências científicas neste campo. Até então as informações existentes nos levam a adotar medidas de precaução.

Considerando o cenário atual de possível transmissão sexual de ZV e as complicações decorrentes da transmissão vertical do vírus, como microcefalia e a associação entre ZV e Síndrome de Guillain-Barrè, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde e do seu Departamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis/HIV/Aids, recomenda:

A utilização correta e consistente de preservativos masculinos e femininos em todas as relações sexuais, principalmente para as gestantes e suas parcerias sexuais.

Fonte: MS / Blog da Saúde

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo