Larva no cérebro: veja cuidados para evitar contaminação com comida

Caso de homem que se contaminou após comer bacon cru acende alerta para os cuidados na hora de fazer comida: risco é maior com carnes de porco e boi

Guia Muriaé no WhatsApp

Um caso chocante de infecção por larvas de tênia no cérebro de um homem de 52 anos foi recentemente documentado pela revista “American Journal of Case Reports“, lançando luz sobre os perigos potenciais de alimentos contaminados. O paciente, cuja identidade não foi revelada, desenvolveu os parasitas depois de consumir fatias de bacon malpassadas, desencadeando uma condição conhecida como neurocisticercose.


A larva de tênia, um parasita intestinal conhecido cientificamente como Taenia solium, é comumente adquirida pelo consumo de carnes de porco ou boi, bem como hortaliças contaminadas. Esses parasitas podem crescer até 4 metros de comprimento dentro do corpo humano e causar uma série de sintomas graves, incluindo convulsões, hidrocefalia e dores de cabeça.

A Dra. Ana Paula Gonçalves, neurologista do Hospital Felício Rocho em Belo Horizonte, explicou: “Os sintomas podem variar dependendo de onde as larvas se alojam no cérebro. Podem incluir crises convulsivas, náuseas, vômitos e dores de cabeça persistentes.”

No caso do paciente nos Estados Unidos, ele inicialmente atribuiu seus sintomas a uma piora de enxaqueca, mas exames revelaram a presença de cistos no cérebro, indicativos da presença das larvas. Estudos mostram que cerca de 80% dos casos de neurocisticercose estão associados a convulsões, e o tratamento envolve uma combinação de medicamentos e, em alguns casos, cirurgia.

O Dr. Fidel Castro de Meira ressaltou a importância do diagnóstico precoce, que geralmente é realizado por meio de tomografia computadorizada ou ressonância magnética.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) observa que a incidência de infecções por larvas de tênia é mais comum em áreas rurais de países da América Latina, do Sudeste Asiático e da África Subsaariana. No Brasil, a falta de saneamento básico contribui para a disseminação desses parasitas, enfatizando a importância da higienização adequada dos alimentos.

A Dra. Ana Paula Gonçalves recomenda imersão de hortaliças em uma solução de água sanitária para eliminar possíveis ovos de parasitas. Além disso, cozinhar completamente as carnes é essencial para prevenir a infecção, pois o calor elimina os parasitas.

É evidente que a prevenção da infecção por larvas de tênia requer não apenas medidas individuais de higiene, mas também melhorias nas condições sanitárias em nível comunitário. Conscientização e educação são fundamentais para reduzir o risco de contaminação e proteger a saúde pública.

Este caso serve como um lembrete urgente dos perigos ocultos que podem estar presentes em nossa alimentação diária, destacando a necessidade contínua de vigilância e medidas preventivas eficazes.

Fonte: Guia Muriaé, com informações do Super Notícia

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo