Médico descarta febre amarela como causa de morte de paciente internada em Muriaé

Guia Muriaé no WhatsApp

Está descartada a possibilidade da morte da paciente de 79 anos, que faleceu nesta quinta-feira (25), no Hospital São Paulo (HSP), ter sido causada por febre amarela. A informação é do médico infectologista Daniel Licy, que relatou que a idosa, que tinha suspeita da doença, veio a óbito em consequência de uma icterícia obstrutiva – ou seja, de uma obstrução das vias de passagem da bile, o fluido que é produzido pelo fígado e armazenado na vesícula. O problema também provoca amarelamento da pele, mas não tem, necessariamente, relação com a doença causada pelos mosquitos Haemagogus e Aedes aegypti.

O médico informou ainda que o outro paciente internado no HSP com possibilidade de febre amarela, um homem de 34 anos, continua em observação e com as causas da internação sendo investigadas. A amostra de sangue coletada já seguiu para análise na Fundação Ezequiel Dias, em Belo Horizonte, e o laudo definitivo deve ser emitido em cerca de 10 dias. Vale destacar que, caso a suspeita se confirme, as informações obtidas apontam que a contaminação não teria ocorrido em Muriaé, já que o paciente em questão é morador do Distrito Federal e estava, desde o fim de 2017, a passeio na Região dos Lagos (Rio de Janeiro) e no município de Barão de Monte Alto.

Vacinas estão disponíveis em unidades de saúde

A vacina contra a febre amarela está disponível em todas as unidades de saúde da cidade. O objetivo da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, é proteger os muriaeenses contra a doença. As doses estão sendo aplicadas seguindo uma escala devido ao prazo de validade dos frascos, evitando, assim, o desperdício e a falta do produto. De acordo com a recomendação do Ministério da Saúde, uma única dose é suficiente para imunizar a pessoa por toda a vida.

“A Prefeitura de Muriaé está fazendo a sua parte, disponibilizando infraestrutura, servidores capacitados e vacina contra a febre amarela. Estamos atentos e empenhados em proteger os muriaeenses contra a doença”, diz o prefeito Grego.

Confira a escala de vacinação nas unidades de saúde de Muriaé:

Segunda-feira: Planalto, Dornelas, Porto, Joanópolis e Gaspar

Terça-feira: PSF Safira, Barra I e Inconfidência

Quarta-feira: São Gotardo, Clóvis de Aquino, São Francisco, Santa Terezinha, São Cristóvão, José Cirilo, Cardoso de Melo, Santana, Barra II e Vermelho

Quinta-feira: Centro, Marambaia, São Pedro, Itamuri, Belisário, Boa Família, Policlínica Safira e Aeroporto

Sexta-feira: Santo Antônio, Bom Jesus da Cachoeira e Primavera

* Para receber a dose é necessário levar cartão de vacina; se não tiver o cartão, levar documento de identificação pessoal.

* As unidades de saúde e o Centro Municipal de Imunização funcionam de segunda a sexta-feira, de 7h às 17h (sem intervalo para almoço).

Fonte: PMM

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo