Home / Notícias / Saúde e Bem-Estar / Muriaé ainda não tem casos registrados de febre amarela

Muriaé ainda não tem casos registrados de febre amarela

A situação da febre amarela está sob controle em Muriaé. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, ainda não foram registrados casos da doença no município, não havendo, portanto, até o momento, qualquer motivo para pânico entre a população.

As vacinas contra a doença estão disponíveis no Centro Municipal de Vacinação, anexo ao terminal rodoviário, e em todos os postos de saúde localizados nos bairros e distritos. Vale lembrar que a imunização tem validade de 10 anos – assim, pede-se aos cidadãos que não deixem de apresentar o cartão de vacinação, para que seja verificada a necessidade de aplicação de uma nova dose, além de garantir que o estoque atual seja suficiente para atender toda a demanda.

A vacina é indicada para todos os cidadãos, exceto gestantes, crianças de até quatro meses de idade, pessoas alérgicas a ovo e/ou que estejam com o sistema imunológico debilitado. Para crianças com idade entre cinco e nove meses ou pessoas com 60 anos ou mais, é recomendável que a imunização tenha prescrição médica.




A febre amarela é transmitida por dois tipos de mosquito: nas áreas silvestres e rurais, a transmissão se dá pela picada do Haemagogus, enquanto na área urbana o vetor é o Aedes aegypti – o mesmo vetor de doenças como dengue, zika e chicungunha. Assim, além da vacina, recomenda-se que a população adote outras formas de prevenção, como a eliminação de focos de criação do mosquito e a utilização de repelentes.

Fonte: PMM




Confira também

Prefeitura de Muriaé entrega reforma da policlínica do Porto

Para garantir infraestrutura de qualidade aos serviços de saúde, a Prefeitura de Muriaé inaugurou na …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *