Muriaé chega a 5 casos confirmados de coronavírus; morador de rua está com suspeita da doença

Em live realizada na noite desta terça-feira (7), o prefeito de Muriaé, Grego, anunciou o balanço epidemiológico do coronavírus em Muriaé.

Chegaram os últimos exames realizados junto a Fundação Ezequiel Dias (FUNED), sendo sete resultados no total e um deles testou positivo para Covid-19.

O novo caso confirmado trata-se de uma caso transmissão local, ou seja, após contato com paciente que teve a transmissão importada do coronavírus.

Entre os casos suspeitos está um morador de rua está internado com suspeita da doença. A preocupação das autoridades é que ele poderia estar transmitindo o coronavírus para outras pessoas.

– Reforçamos o pedido da campanha para que todos fiquem em casa. Que fiquem na rua apenas as pessoas que não podem permanecer em suas casas – pediu o prefeito.

Além do prefeito, participaram da coletiva o médico infectologista Daniel Licy e o secretário Municipal de Saúde, Paulo César de Oliveira.

– Ainda não há transmissão comunitária em Muriaé. Muito disso se deve as medidas de isolamento social adotadas pelo município. Existe um grande temor que entramos em uma fase descontrolada da epidemia e que não tenhamos como atender todos. A única forma para desacelerar a epidemia é o isolamento social. Ainda não podemos comprovar que essa é a melhor medida, mas endossamos as medidas do Ministério da Sáude, que ainda não temos todas condições de enfrentamento da doença – afirmou o médico Daniel Licy.

A preocupação das autoridades é diante do afrouxamento da população, pois não só a cidade como o país não esta preparado para fase acelerada do Covid-19.

– O pior está por vir. Não afrouxem, a situação ainda está muito perigosa. Agora que vamos começar a ter os maiores problemas. A população está perdendo o medo e isso está fazendo que haja abusos – disse o secretário Paulo César de Oliveira, que ressaltou que as Unidades Básicas de Saúde ainda irão funcionar na quinta-feira (9), só vão fechar na sexta por conta do feriado da Semana Santa.

Confira o informativo da Prefeitura de Muriaé na íntegra:

Mais um caso foi classificado como positivo para coronavírus e outros seis foram descartados, de acordo com boletim divulgado pela Funed. Com estes, a cidade totaliza cinco casos confirmados e 25 com resultado negativo.
 
O caso foi confirmado por critério clínico epidemiológico. Trata-se de uma mulher de 30 anos, que apresentou quadro de síndrome gripal e histórico de contato domiciliar com caso confirmado laboratorialmente. A mulher não possui comorbidades e não precisou ser internada.
 
Já os casos descartados se referem a uma mulher de 43 anos, residente na cidade, e a cinco pessoas do sexo masculino, sendo um homem de 37 anos, um homem de 42 anos, um bebê de 1 mês de vida, moradores de Muriaé, além de um homem de 50 anos e de uma criança de 7 anos que não residem no município.
 
Além disso, um óbito está em investigação por suspeita de coronavírus. A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está no aguardo do resultado do exame de um idoso de 65 anos. Ele era residente de uma cidade próxima e tinha diabetes, hipertensão e sequelas de Acidente Vascular Cerebral (AVC).
 
Já o número de número de notificações ativas de coronavírus subiram para 118 nesta terça-feira (7). Destes casos suspeitos, 13 compreendem casos em investigação e 105 são de casos em observação, ou seja, aqueles casos leves de síndrome gripal monitorados pela Secretaria Municipal de Saúde.
 
O monitoramento de casos em observação se dá a cada 48 horas por telefone, conforme preconiza o protocolo do Ministério da Saúde.
 
Os 13 casos em investigação estão com amostras sendo analisadas pela Funed, o único laboratório do SUS em Minas Gerais que está realizando testes de Covid-19. Os resultados têm previsão de serem divulgados entre oito e dez dias úteis.
 
Vale lembrar que, de acordo com normas técnicas da Secretaria de Estado de Saúde (SES), apenas os casos graves e hospitalizados de síndrome respiratória aguda grave têm as amostras analisadas. Porém, em todos os casos, com ou sem coleta de material, os cuidados estão sendo tomados como se fossem um caso positivo.

Funcionamento de UBS’s

Em função do coronavírus, as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) funcionarão normalmente nesta quinta-feira (9). O recesso alusivo ao feriado da Semana Santa acontecerá apenas na sexta-feira (10). As unidades estarão abertas das 7h30min às 17h.

Fonte: Guia Muriaé


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Experimentoe o Novo Livre