Muriaé inicia Campanha de Vacinação contra Influenza nesta segunda



A Campanha de Vacinação contra a Influenza inicia hoje (23) em Muriaé, após meio dia, e prosseguirá até junho (1), em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). A meta da Prefeitura é vacinar 90% de cada grupo que tenha prioridade, inibindo a presença da H1N1 e H3N2 e Inluenza B no município. A gripe é uma infecção das vias respiratórias que provoca surtos praticamente todos os anos na época do inverno. O objetivo da campanha é reduzir o número de casos na cidade, ampliando a qualidade de vida dos muriaeenses.

Qualquer um com mais de seis meses de idade pode receber a vacina contra a gripe. Porém, há certos grupos que devem receber prioridade nas campanhas, pois apresentam maior risco de desenvolver complicações. O público é formado por crianças menores que cinco anos (todas as que receberam uma ou duas doses da vacina em 2017, deverão receber uma dose em 2018). Deve ser considerado o esquema de duas doses para crianças de seis meses a nove anos de idade que serão vacinadas pela primeira vez, devendo agendar a segunda dose 30 dias após a primeira.




Também têm prioridade na campanha os seguintes grupos: gestantes e puérperas (mulheres no período de 45 dias após o parto); profissionais de saúde; professores de escolas públicas e particulares; indivíduos com mais de 60 anos; indígenas; presos; adolescentes e jovens na faixa etária de 12 a 21 anos, que cumprem medidas socioeducativas; portadores de problemas crônicos não transmissíveis como doenças respiratórias, cardíacas, renais, neurológicas, diabetes e transplantados; além de portadores de deficiências. Para pessoas com doenças crônicas, é necessário apresentar receita médica. A vacinação imuniza a pessoa por nove meses e leva duas semanas, a partir da aplicação, para surtir efeito.

Doses ficarão disponíveis por 37 dias nas Unidades de Saúde de Muriaé

O Dia D da Vacinação contra a Gripe Influenza será no dia 12 de maio. Neste dia, o Centro Municipal de Vacinação e todas as UBS’s da cidade funcionarão em sistema de plantão, atendendo das 8h às 16:30h. “A gripe é uma infecção das vias respiratórias perigosa. Precisamos imunizar o maior número de pessoas possível, para que não tenhamos maiores complicações em Muriaé. Estaremos realizando a vacinação por 37 dias, para que todos tenham a oportunidade de receber a dose. Se você está inserido em um dos grupos que são prioritários para vacinar, procure os postos de saúde da cidade, e vacine-se. A saúde é uma prioridade para nós”, declarou o prefeito Grego.

Fonte: PMM

Últimas notícias em vídeo



Envie um comentário

 

Política de moderação de comentários

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o administrador do site pelo conteúdo do mesmo, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste site reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.