Muriaé investiga segundo caso suspeito de coronavírus

A Prefeitura de Muriaé, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, notificou o Ministério da Saúde o segundo caso suspeito do novo coronavírus (Covid-19). Trata-se de um paciente do sexo masculino e que viajou pelas fronteiras do Brasil e retornou de viagem na última quinta-feira, apresentando os primeiros sintomas na última sexta-feira.

Ele está em recomendação domiciliar. A amostra laboratorial está sendo colhida nesta segunda-feira (16) e será enviada para a Fundação Ezequiel Dias (Funed), instituição referência no Estado para realização de testes de identificação da Covid-19. O resultado será divulgado entre cinco e oito dias úteis.

Vale frisar que este segundo caso suspeito não tem nenhum nexo com o primeiro, que ainda está sob investigação.

Comunicado oficial – Mensagens de áudio sobre coronavírus

A respeito das mensagens de áudio que estão circulando em Muriaé via WhatsApp, sobre o possível caso de coronavírus em Muriaé, informamos:

1) As mensagens foram gravadas por uma servidora da Secretaria Municipal de Saúde. Ela já foi identificada e as medidas cabíveis já estão sendo adotadas para que episódios semelhantes não voltem a ocorrer;

2) Ao contrário do que foi afirmado pela servidora em questão, NÃO EXISTE qualquer intenção de “abafar o caso”. Pelo contrário: a Prefeitura de Muriaé, através da Secretaria Municipal de Saúde já vem tratando o caso com transparência. A Prefeitura de Muriaé entende que quanto mais informação a população tiver, mais fácil será prevenir e combater a disseminação da doença em nossa cidade;

3) Da mesma forma, também NÃO É VERDADE que o possível caso de coronavírus em Muriaé tenha sido confirmado. Trata-se ainda apenas de suspeita e todas as análises já estão sendo feitas. O resultado dos exames sai em um prazo de 5 a 8 dias;

4) A Prefeitura de Muriaé luta incessantemente para combater as chamadas fake news, pois entende que elas só prejudicam as pessoas a se manterem bem informadas – especialmente em épocas de preocupação geral, como é o caso agora. A administração municipal recrimina atitudes como a que foi tomada pela servidora, ainda que tenha sido de maneira impensada ou involuntária.

5) Neste sentido, vale lembrar: todas as informações oficiais a respeito do coronavírus e outro temas são divulgadas em nosso portal (muriae.mg.gov.br), na página do Facebook (facebook.com/Prefeiturademuriae) e em nossos perfis no Instagram (@prefeiturademuriae) e Twitter (@pref_muriae).

Fonte: PMM


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo