Muriaé vai reabrir todos os comércios

Guia Muriaé no WhatsApp

O prefeito de Muriaé, Grego, anunciou na noite desta segunda-feira (6) a flexibilização do comércio na cidade, que acontecerá de forma gradual. A decisão foi tomada baseada em respaldo técnico da Secretária Municipal de Saúde, baseado em números de leitos de UTI, medicamentos, respiradores disponíveis, etc.

O Comitê Extraordinário Covid-19 decidiu pela reabertura dos comércios. Nos próximos 15 dias, a começar na próxima segunda-feira (13), a cidade estará com o comércio reaberto. Os domingos permanecerão conforme tem sido atualmente (com apenas padarias, farmácias e postos de combustíveis). De segunda a sexta-feira, o que foi permitido funcionar nos últimos 15 dias permanece com as mesmas autorizações.

Todos setores que não estavam contemplados atualmente poderão voltar funcionar a partir da próxima semana, de segunda a sexta-feira, no horário de 12:00 às 18:00, observando as regras de higiene, máscaras de proteção e distanciamento. Aos sábados, estes comércios poderão funcionar das 09:00 às 13:00.

A única exceção para o retorno das atividades será quanto a barbearias, salões de beleza, clínicas estéticas, lava-jatos e autoescolas, que poderão voltar a funcionar já nesta quarta-feira (8).

A resolução completa será divulgada ainda na noite de hoje.

Nos últimos 15 dias, a cidade ficou apenas com os estabelecimentos consideradores essenciais funcionando.

Até o momento, Muriaé já registrou 1.113 casos confirmados da doença e 49 mortes. Deste total, 462 pacientes já estão curados, o que deixa a cidade com 651 casos ativos.

Grego ainda chamou a atenção para uma fake news que circula nas redes sociais sobre recebimento de recursos públicos por cada paciente que teste positivo ou seja atendido em razão do coronavírus.

A cidade ainda aguarda o recebimento de oito respiradores do Governo do Estado, anunciado há 10 dias, que segundo Grego estão parados em Belo Horizonte.

Confira os principais pontos da live:

– O que é mais importante: a vida ou o setor financeiro? Todos são importantes, todos se complementam. Uma pergunta que me foi feita é por que em Muriaé temos tantos casos positivos? Conversando com o secretário de Saúde e outros técnicos da área, informo que hoje temos uma quantidade muito grande de testes sendo realizados. E vamos trabalhar para ampliar o número de testes. Firmamos parceria com laboratórios particulares, que vão informar todos que fazem testes. Outra pergunta que recebi é por que Muriaé é a segunda cidade da Zona da Mata com mais casos confirmados. Temos esse número em função do número de testes maior e em função de nossa população. Somos a segunda maior cidade da região (junto a Ubá). Muriaé tem equipes qualificadas para atender os moradores da cidade e dos municípios vizinhos. Eles estão trabalhando desde o início da pandemia sem parar. Estão na linha de frente, incluisve com muitos contaminados, mas não param. Gostaria de agradecer a população que entendeu bem nosso pedido e se comprometeu a seguir nossas orientações nesses 15 dias com a maioria dos comércios fechados – disse o prefeito.

– Voltamos a pedir que só saiam de casa em extrema necessidade, que façam uso de máscara, que evitem aglomerações. Vocês estão seguindo nosso apelo e por isso estamos começando a ter um certo ‘alívio’ nos leitos clínicos e de UTI. Baseado nisso vamos sair do distanciamento social ampliado e voltar a ter uma reabertura do comércio – afirmou o secretário de Saúde, Paulo César Oliveira.

Fonte: Guia Muriaé

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo