Hospital do Câncer de Muriaé realiza cirurgia pioneira no estado de Minas Gerais

Guia Muriaé no WhatsApp

No dia 03 de julho de 2019, foi realizada no Hospital do Câncer de Muriaé da Fundação Cristiano Varella, a primeira Linfadenectomia (retirada de linfonodos), com auxílio da técnica da Fluorescência.

Esta técnica consiste em determinadas estruturas ou substâncias existentes no corpo humano que, quando aliadas a uma substância química, chamada Indocianina Verde (um tipo de contraste, similar ao que se usa em exames de imagem), emitem um determinado brilho, ou seja, fluorescem, brilham.

A imagiologia no infravermelho próximo (NIR) amplia o espectro do diagnóstico e serve para a avaliação da perfusão de órgãos e tecidos, a apresentação dos canais biliares, bem como para o apoio visual do diagnóstico de gânglios linfáticos. Os elementos essenciais deste procedimento diferente são as fontes de luz D-LIGHT, as óticas e o sistema de câmera HD especialmente adaptados. Em combinação com o sistema de câmera IMAGE1 S™, esses procedimentos de fluorescência oferecem ao médico auxílio adicional na tomada de decisão em opto-diagnósticos diários.

No Hospital do Câncer de Muriaé, a cirurgia minimamente invasiva com a técnica da fluorescência, foi realizada pelos uro-oncologistas da FCV Doutor Daniel Carvalho Ribeiro e Doutor Abílio de Castro Almeida que com esta técnica obtiveram segurança intra-operatória, evitando quaisquer tipos de intercorrência.

Dentre as vantagens do uso da técnica estão ainda a diminuição da duração do procedimento, o menor volume de sangramentos e a redução dos riscos de complicações pós-operatórias, como necrose e infecções. Há, ainda, a recuperação mais rápida do paciente, que pode retornar à sua rotina em menos tempo do que o habitual.

Para o Hospital do Câncer de Muriaé da Fundação Cristiano Varella, ser pioneiro no uso da técnica em todo o estado de Minas Gerais é motivo de muito orgulho, pois o maior complexo de tratamento oncológico zela pela segurança de seus pacientes e carrega como missão “combater o câncer valorizando a vida”.

Fonte: FCV

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo