Postos de saúde terão 5 novas especialidades de médicos; veja quais

Cuidado multidisciplinar é retomado pelo governo federal

Guia Muriaé no WhatsApp

O Governo Federal anunciou a retomada da estratégia de cuidado multiprofissional na área da saúde, com a inclusão de cinco novas especialidades médicas nos postos de saúde em todo o país.

Com um investimento que ultrapassa os R$ 870 milhões em 2023, o Ministério da Saúde passará a custear equipes compostas por profissionais de diversas áreas, visando oferecer um atendimento mais abrangente e de qualidade à população.

A estratégia, denominada eMulti, foi lançada oficialmente na última segunda-feira e traz consigo não apenas o aumento do valor do repasse financeiro aos estados e municípios para o custeio das equipes, mas também a inclusão de cinco novas especialidades médicas. Além dos já tradicionais nutricionistas, fisioterapeutas, pediatras, psicólogos, ginecologistas e farmacêuticos, agora os postos de saúde contarão com a presença de cardiologistas, dermatologistas, endocrinologistas, infectologistas e hansenologistas.

Essa ampliação do atendimento de saúde visa suprir uma lacuna que foi deixada pelo desmonte do Núcleo de Apoio à Saúde (Nasf), que foi criado em 2008 para proporcionar cuidado multiprofissional. A última gestão enfraqueceu esse núcleo, prejudicando a oferta de serviços médicos especializados nos postos de saúde.

Com a implementação da estratégia eMulti, espera-se melhorar a capacidade de diagnóstico e tratamento nas unidades de saúde, possibilitando um atendimento mais completo e eficaz para os pacientes. Além disso, a presença de especialistas em áreas específicas contribuirá para a prevenção e controle de doenças mais complexas, como as cardiovasculares, dermatológicas, endócrinas, infecciosas e hanseníase.

O investimento significativo do governo federal nesse programa reflete o compromisso com a saúde da população e a busca por oferecer um sistema de atendimento mais abrangente e acessível a todos.

A expectativa é de que a inclusão dessas novas especialidades nos postos de saúde tenha um impacto positivo na qualidade de vida dos brasileiros, garantindo um atendimento mais completo e especializado, especialmente para aqueles que dependem exclusivamente do sistema público de saúde.

Fonte: Guia Muriaé

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo