Prefeito descarta lockdown e Muriaé vai adotar “Distanciamento Social Ampliado”; veja o que muda

Guia Muriaé no WhatsApp
Foto: Guia Muriaé
Em live transmitida na tarde desta sexta-feira (19), o prefeito Grego anunciou as novas medidas de enfrentamento ao coronavírus (covid-19).

O lockdown foi descartado e a cidade vai adotar, a p artir de segunda-feira (22), o chamado “Distanciamento Social Ampliado”. As medidas vão valer a princípio por um período inicial de 15 dias.

Durante este período vai aumentar consideravelmente a fiscalização dos comércios, com apoio de mais servidores públicos.

Poderão funcionar basicamente os estabelecimentos considerados essenciais.

O Setor industrial (incluindo confecções) segue liberado para funcionar, conforme determinam o decreto federal em vigor e o programa “Minas Consciente”. Restaurantes agora só pode delivery e academias voltam a ser fechadas.

A lista de comércios que poderão funcionar será publicada ainda hoje.

– Voltamos a pedir a população que só saia de casa em caso de extrema necessidade, que faca uso de máscara e álcool em gel. Essas novas mudanças terão resultado em 15 dias e poderão continuar se os números de coronavírus na cidade seguirem em alta – afirmou o prefeito.

Grego ainda chamou a atenção que comércios que atuam em várias atividades poderão desempenhar apenas sua atividade principal durante este período (exemplo: loja de utilidades não poderá vender gêneros alimentícios).

Na última live, Grego chegou a anunciar o desligamento da iluminação da BR-356 (“Via Saúde”) para evitar aglomerações no espaço, mas voltou atrás. “Contudo, fica o apelo para que o calçadão não seja utilizado para atividades físicas neste momento”, pediu.

Aguarde mais informações.

Secretário de Estado de Saúde reforça necessidade do isolamento e distanciamento social

Ao apresentar os dados do boletim epidemiológico da covid-19 em Minas nesta sexta-feira (19), o secretário Estadual de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, manifestou, mais uma vez, a preocupação com a pandemia no estado e reforçou a importância das medidas para a contenção da doença, entre elas, a necessidade do isolamento e distanciamento social.

O secretário avalia que este momento é o “divisor de águas” no controle da pandemia em Minas e que todo cidadão deve reavaliar seu comportamento. “Se possível, as pessoas devem começar a retornar às suas casas, diminuir a mobilidade e, além disso, ficar atentas às medidas de distanciamento e proteção social. Estamos começando a subir a curva. O número de casos tem aumentado, a demanda por leitos tem aumentado, os óbitos têm aumentado. Se tivermos uma adesão grande, nós teremos capacidade assistencial e controle da epidemia”, salienta.

Ainda de acordo com a análise de Carlos Eduardo, as medidas tomadas agora terão resultados somente após 15 dias. “Isso quer dizer que, se hoje tivermos uma adesão grande da sociedade mineira ao isolamento, nós ainda teremos uma tendência desta curva aumentar por 15 dias. Se essa adesão não acontecer e deixarmos para tomar medidas daqui a 15 dias, os resultados só serão daqui a 30 dias. Por isso, convoco a todos para abolir qualquer festa e reunião com mais pessoas e pensem seriamente se é preciso sair de casa e venha”, explica.

Ainda segundo ele, é importante ficar atento à higiene, como lavar as mãos, usar máscara e álcool em gel, por exemplo. “Nós precisamos usar as máscaras, lavar mãos, tomar cuidado para não levar as mãos ao rosto, usar álcool em gel, ou seja, isso é que vai trazer, efetivamente, um controle da nossa epidemia e que vai preservar vidas no estado de Minas Gerais”, reforça.

Fonte: Guia Muriaé, com informações da PMM

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo