Prefeitura de Muriaé alerta para importância da prevenção da dengue

Guia Muriaé no WhatsApp

Enquanto cidades da região estão com elevados índices de infestação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, e de casos suspeitos e confirmados, a situação em Muriaé está controlada. Até o momento não há casos confirmados da doença no município.

Para que o município continue com essa estabilidade, se comparada com outros municípios que estão vivendo uma epidemia de dengue, a Prefeitura de Muriaé, através da Secretaria Municipal de Saúde, faz um alerta à população sobre a importância de se combater a proliferação do Aedes, principalmente após as chuvas que caíram na cidade nas últimas semanas.

“Apesar da situação estar sob controle em Muriaé, temos que ficar alerta e continuar fazendo a nossa parte quanto à prevenção da dengue, pois é uma doença séria e que pode levar à morte, principalmente agora, com a circulação do vírus tipo 2”, destaca o secretário Municipal Adjunto de Saúde, Wescley de Souza.

A orientação é para que os muriaeenses não deixem água parada em vasos sanitários e de flores, pneus velhos, latas e outros recipientes que posam servir de criadouros para o mosquito; despejem cloro em ralos de banheiro, tenham uma atenção especial para a disposição correta do lixo, além de aplicar repelente em crianças e idosos diariamente. “É importante que a gente se previna, pois o tipo 2 da dengue é muito agressivo, principalmente com crianças e pessoas idosas”, frisa a diretora da Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, Carla Morcerf.

A Prefeitura continua com o trabalho de prevenção e combate aos focos do Aedes. Entre as ações estão visitas domiciliares pelos agentes de endemias e projetos de educação ambiental em escolas, unidades de saúde, praças, entre outros.

Suspeita

Em caso de suspeita de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, a orientação é procurar imediatamente uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da residência, para preenchimento de notificação e posterior bloqueio vetorial.

Já quem for à rede particular deve pedir ao médico para que faça uma notificação de suspeita de dengue e envie à Secretaria Municipal de Saúde o formulário que está disponível no site do Ministério da Saúde. Com a notificação, o cidadão também terá atendimento prioritário, além de poder fazer exames de forma gratuita. Denúncias e orientações podem ser feitas e solicitadas pelo telefone 3729-1301.

Fonte: PMM

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo