Prefeitura de Muriaé reforça importância da doação de sangue

Guia Muriaé no WhatsApp

Nesse período de férias escolares e de baixas temperaturas o número de doadores de sangue fica abaixo da meta no ponto de coleta. Sabendo da importância da doação para manter os estoques e atender a quem precisa, a Prefeitura está reforçando sobre a importância do gesto, que pode ajudar a salvar até quatro vidas. O sangue é insubstituível e somente através da doação é possível suprir essa necessidade.

Normalmente, o posto de coleta recebe entre cem e 120 doadores por dia de funcionamento. Nesta época do ano, o número está reduzido, chegando a 50 e 60. O empresário Antônio Monteiro foi um dos que participou da doação da última quarta-feira (26). “É sempre muito bom doar sangue, ajudando os que mais precisam. É com prazer que participei de mais uma campanha”, contou.

O material coletado na cidade é enviado para o hemocentro de Juiz de Fora, que é a referência da região. Os hospitais de Muriaé solicitam todos os dias bolsas de sangue para abastecer os estoques. “Portanto, o sangue que é colhido pela nossa equipe é enviado a Juiz de Fora para repor o que é utilizado pelos pacientes dos hospitais muriaeenses”, explicou a coordenadora local do Posto Avançado de Coleta Externa (PACE) do Hemominas, Illen Nara Souza.

Doar sangue é doar vida

O prefeito Grego visitou o PACE na quarta-feira e frisou a importância da doação para manter o estoque adequado. “Doar sangue é um gesto de solidariedade e de amor ao próximo. Esse gesto traz mais esperança a milhares de muriaeenses”, disse.

O PACE funciona na Policlínica Doutor Biagio Montesano, localizado na Avenida Silvério Campos, no bairro Safira. As coletas acontecem às quartas-feiras, a cada 15 dias, de 7h30min às 15h. A próxima campanha será realizada no dia 9 de agosto.

Serviço

Policlínica Doutor Biagio Montesano
Endereço: Avenida Silvério Campos, Safira
Telefone: 3729-1224
Dia das doações: às quartas-feiras, a cada 15 dias, de 7h30min às 15h
Próxima coleta: dia 9 de agosto

Condições para doar

* Ter entre 16 e 67 anos de idade; jovens de 16 e 17 anos somente poderão doar se estiverem acompanhados dos responsáveis legais ou portando autorização destes, com firma reconhecida em cartório; pessoas com mais de 61 anos devem ter realizado pelo menos uma doação até os 60 anos;
* Ter e estar com boa saúde;
* Não ter tido hepatite após os 11 anos de idade;
* Pesar mais de 50kg;
* Ter dormido bem na noite anterior à doação;
* Não ter tido sintomas de gripe ou resfriado, febre ou diarreia nos últimos sete dias;
* Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
* Não ser usuário de drogas;
* Não apresentar ferimento ainda não cicatrizado;
* Não estar grávida ou em período de amamentação (é necessário aguardar três meses após o parto normal e seis meses após cesárea);
* Não ter sido submetido a exame de endoscopia ou broncoscopia nos últimos seis meses;
* Não ter feito tatuagem e não ter sido exposto a situações de risco, acrescido para doenças sexualmente transmissíveis nos últimos 12 meses;
* É obrigatória a apresentação, no ato da doação, de documento original de identidade com foto, emitido por órgão oficial – Carteira de Identidade, Trabalho, Habilitação, Conselho de Classe ou Certificado de Reservista.

Fonte: PMM

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo