Programa de tabagismo capacita enfermeiros da rede municipal de saúde

Guia Muriaé no WhatsApp

O programa de tabagismo capacitou enfermeiros das unidades de saúde, com o objetivo de proporcionar a reciclagem de conhecimentos e ensinar novas práticas aos profissionais. O encontro aconteceu na tarde de segunda-feira (15), na sala de reuniões da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Muriaé, no Edifício Top Center.


Durante a reunião, foram repassados sobre o funcionamento e etapas do programa, uso de medicação e atendimento aos pacientes. Segundo a psicóloga da Secretaria de Saúde de Muriaé Karina Magalhães, a ideia é que, após a capacitação, os enfermeiros repassem os conhecimentos aos médicos, técnicos de enfermagem e profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) envolvidos no projeto, como farmacêuticos, educadores físicos e nutricionistas.

O programa de tabagismo tem duração de quatro meses e é composto por orientações e medicação, com o objetivo de auxiliar usuários do tabaco a deixar o vício. Durante os encontros são realizadas palestras apontando os malefícios do cigarro, qualidade de vida e os benefícios para o corpo ao deixar de fumar.

Todas as UBS’s de Muriaé estão cadastradas para receber o programa. Atualmente, acontece nas unidades de saúde do Planalto e Barra. Um terceiro grupo tem previsão de ser iniciado em novembro na UBS Dornelas. Antes de ser incluído no grupo, o paciente passa por consultas médicas, sessões com psicólogo e atendimento com enfermeiros.

Os interessados em participar do programa devem procurar o Setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde, localizada na Rua Vereador José Messias, 65, Santo Antônio – prédio da antiga Amiu (falar com Karina ou Kelly), ou a Unidade Básica de Saúde mais perto da residência, para se cadastrar. A partir daí, quando começar novo grupo, a pessoa é encaminhada para a UBS onde estão acontecendo os encontros.

Fonte: PMM

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo