Home / Notícias / Saúde e Bem-Estar / Saúde de Muriaé está entre as melhores do país, aponta Idsus

Saúde de Muriaé está entre as melhores do país, aponta Idsus


Os 100.861 habitantes de Muriaé (Censo/2010) têm mais um motivo para comemorar e se orgulhar. De acordo com números do Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde (Idsus) e matéria publicada na edição desta sexta-feira do jornal “O Globo”, os muriaeenses estão entre os 2% de cidadãos brasileiros que podem contar com serviços de qualidade pelo SUS. Com 7,18 pontos, a cidade ficou em terceiro lugar entre as que compõem o grupo 2, formado apenas por municípios de porte semelhante ao seu.

O resultado mostra que Muriaé ficou incluída entre as 347 cidades – de um total de 5.565 – que conquistaram nota acima de sete, que, segundo o Ministério da Saúde, é o mínimo que o SUS deve ter. Dentro de seu grupo, Muriaé ficou atrás somente de Barueri – SP (com 8,22 pontos) e Chapecó – SC (com 7,35), tendo obtido mais destaque que municípios como Montes Claros (MG), Marília, Botucatu, Santo André e Osasco (SP), além de São Gonçalo, Niterói e Nova Iguaçu (RJ).




Na matéria “SUS muito longe da perfeição”, escrita pelo repórter André de Souza e veiculada pelo jornal carioca (caderno “O País”, página 3), o diretor do Departamento de Monitoramento e Avaliação do SUS, Paulo de Tarso Ribeiro de Oliveira, explica a separação dos municípios em seis grupos homogênos. “Você não pode pegar um município como Melgaço (PA) e comparar com Belo Horizonte. São realidades diferentes. Você não pode comparar os quatro mil municípios que têm menos de 20 mil habitantes com os municípios de São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro”, argumenta.

O Idsus avalia o funcionamento do Sistema Único de Saúde em todos os municípios brasileiros, a partir de 24 indicadores, que avaliam desde o acesso à saúde pública e atenção básica até a qualidade dos serviços prestados junto à cada comunidade.

Fonte: Prefeitura Municipal

Confira também

Muriaé terá “Dia D” de vacinação contra pólio e sarampo neste sábado

O próximo sábado (18), das 8h às 16h30, será o “Dia D” de mobilização para …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *