Setembro Amarelo: atividades em Muriaé marcam o mês de prevenção ao suicídio

Guia Muriaé no WhatsApp

A Secretaria de Saúde deu início à programação do “Setembro Amarelo” com palestra sobre valorização da vida. A iniciativa faz parte da campanha de conscientização sobre a prevenção ao suicídio. A abertura foi na noite dessa terça-feira (10), no Sesc.

Organizado pelo Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) São Pedro, o conteúdo foi repassado por profissionais do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS II e CAPS AD.

“Infelizmente vem aumentando muito o número de casos de suicídio na população jovem e também há casos em idosos, por isso a necessidade de expansão de informações e discussões sobre este tema”, afirma a assistente social do NASF AB, Lidiane Carvalho.

Um dos palestrante da noite, o psicólogo do CAPS AD, José Lourenço Camilo, conta que alguns tipos de comportamento podem ser observados em pessoas que estão passando por depressão, como alterações de humor, maior agressividade, embotamento emocional – quadro que pode levar uma pessoa a cometer suicídio.

“Os familiares têm que ficar atentos para falas de desistência da vida, para a falta de planejamento para o futuro, se a pessoa está passando por momento de luto e está com dificuldades de aceitação. Além disso, tem que ser observado se a pessoa tem algum tipo de transtorno mental e, principalmente, se já houve uma tentativa prévia de suicídio”, orienta.

Ainda de acordo com o psicólogo, as pessoas que tentam o autoextermínio não querem morrer, mas se livrar de dores e angústia fortes. Segundo ele, a procura por ajuda profissional, como psicólogo e psiquiatra, é o caminho.

A coordenadora da Saúde Mental de Muriaé, Cintia Muglia, e também palestrante do evento, conta que tem feito articulação com o Hospital São Paulo, que recebe os casos de urgência e emergência relacionados a suicídio, para que a equipe da Saúde Mental faça a busca ativa desses pacientes, a fim de tentar ajudá-los ou mesmo encaminhá-los para o tratamento.

Para solicitar ajuda, o paciente pode ligar gratuitamente para o telefone do Centro de Valorização da Vida (CVV) pelo 188. Para casos de maior risco, como tentativas de suicídio, por exemplo, pode-se entrar em contato com o Samu pelo 192.

A programação do “Setembro Amarelo” em Muriaé será finalizada no dia 30 deste mês, com a capacitação “Um novo olhar – a valorização de todas as vidas e histórias”, ministrada pela equipe de Saúde Mental e NASF AB. O evento acontecerá a partir das 13h, no Teatro Zaccaria Marques. A capacitação é uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde e Educação.

Fonte: PMM

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo