UFV realiza testes para covid-19 para cidades nas regiões de Muriaé, Ponte Nova e Manhuaçu

Guia Muriaé no WhatsApp

A Universidade Federal de Viçosa (UFV) entregou o primeiro resultado de exames para detecção da Covid-19 coletados nos municípios jurisdicionados da Regional de Saúde Ubá na última terça-feira (26).

A parceria inovadora foi firmada para agilizar a obtenção dos resultados, desafogando o trabalho que era centralizado somente na FUNED, e também para aproximar o laboratório de referência para as 31 cidades da área adstrita. A capacidade chega a 150 testes RT-PCR por dia, deste que é considerado o padrão mais confiável no diagnóstico da doença, cuja confirmação é obtida através da análise de material genético da amostra obtida de raspado na nasofaringe.

Com a realização dos exames em Viçosa, os testes ficam prontos em, no máximo, 48h, prazo que pode ser adiantado em casos de urgência. “Diminuiu muito a espera, pois na FUNED havia um acumulo de amostras, o que acabava por fazer o prazo de entrega ser maior, e os cenários se modificando dia a dia. O maior benefício é estar mais próximo do nosso território, facilitando o deslocamento das equipes dos municípios, que coletam e levam as amostras”, contou Maria de Fátima Aldred Pinto Iasbik, Coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica.

Os profissionais da UFV demonstraram entusiasmo e satisfação por prestar esse serviço a região, atendendo também às Regionais de Ponte Nova e Manhumirim, sendo esta a primeira vez que os laboratórios de pesquisa da instituição atuam na prestação de serviços. “Tem sido uma experiência nova e desafiadora para toda equipe, que é formada por estudantes de pós-graduação e pós-doutores, e por professores supervisionam o trabalho. Neste momento, nosso foco está totalmente nos testes de Covid-19, mas, quando a pandemia passar, é possível que passemos a atuar de forma mais próxima à comunidade”, informou Dr. Francisco Murilo Zerbini, Professor do Dep. de Fitopatologia e coordenador do Lab. de Ecologia e Evolução de Vírus, um dos cinco laboratórios da UFV que está fazendo as análises.

Os testes são realizados, preferencialmente, em pacientes internados em unidades de saúde sob suspeita de Covid-19 e em profissionais de saúde que atuam no enfrentamento da pandemia e que apresentem sintomas da doença. “Inicialmente, os testes dos municípios da área da Regional de Ubá seriam encaminhados para a UFJF, conforme o Plano Diretor de Regionalização da SES-MG. Porém, explicamos que a UFV nos atenderia melhor por ser mais próxima do território, sendo uma solicitação de gestores e prestadores durante reuniões. Fizemos esta afirmação e conseguimos a aprovação do COES (Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública), e agora temos este encaminhamento. Nosso papel é justamente esse, facilitar e agilizar os processos, estando próximos dos setores e da população que é assistida pelo SUS”, afirmou Aline Santos de Almeida Prado, Diretora Regional de Saúde de Ubá.

Fonte: SES-MG

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo