Você também pode parar de fumar

Guia Muriaé no WhatsApp

Durante mais de 40 anos, o cigarro fez parte da vida da dona de casa Rosemarí Martin, de 62 anos. Há um ano, com ajuda do Grupo de Controle do Tabagismo no Centro de Referência do Idoso próximo da sua casa em Olímpia, no interior de São Paulo, ela parou de fumar.

Rosemarí conta que a decisão teve ajuda do marido. “Perto da minha casa existe um Centro de Referência do Idoso e lá tem uma nutricionista que faz parte do grupo de controle ao tabagismo. Ela sempre me convidou para participar e eu sempre respondia: um dia. Em um atendimento, ela sugeriu para meu marido colocar o meu nome na fila. Se dependesse de mim, eu não me inscreveria”, conta.

O grupo que Rosemarí faz parte conta com uma equipe multidisciplinar composta de uma médica pneumologista, psicóloga, nutricionista, fisioterapeuta, acumpunturista, fonoaudióloga e dentista. Nesses encontros, os participantes recebem informações sobre os benefícios que a cessação do tabagismo traz para sua saúde, dicas de como parar de fumar, exercícios e outras orientações.

Em três meses de participação no grupo de apoio, a dona de casa deixou o vício que a acompanhava há tantos anos. Ela garante que todos os aspectos do tratamento foram importantes para o sucesso. “No programa tudo é importante, o grupo, os coordenadores que nos incentivam, o remédio que tira a ansiedade, mas o mais importante é a nossa determinação”.

Mesmo completando um ano livre do cigarro, Rosemarí continua fazendo parte do programa. “Frequento o grupo para esta manutenção e porque eu gosto. Me divirto, conto história, a gente brinca. É um grupo de terapia”. Até os quilinhos a mais que ganhou após parar de fumar ganham atenção com o acompanhamento nutricional.

Se inspirou com a história de Rosemarí? Procure um tratamento especializado. A Secretaria Estadual e/ou Municipal de Saúde da sua região poderá informar o local com o tratamento disponível mais próximo da sua casa. Parar de fumar sempre vale a pena em qualquer momento da vida, mesmo que o fumante já esteja com alguma doença causada pelo cigarro, tais como câncer, enfisema ou derrame. A qualidade de vida melhora muito ao parar de fumar.

Veja o que acontece se você parar de fumar agora:

• Após 20 minutos, a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal;
• Após 2 horas, não há mais nicotina circulando no sangue;
• Após 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza;
• Após 12 a 24 horas, os pulmões já funcionam melhor;
• Após 2 dias, o olfato já percebe melhor os cheiros e o paladar já degusta melhor a comida;
• Após 3 semanas, a respiração se torna mais fácil e a circulação melhora;
• Após 1 ano, o risco de morte por infarto do miocárdio é reduzido à metade;
• Após 10 anos, o risco de sofrer infarto será igual ao das pessoas que nunca fumaram;
• Quanto mais cedo você parar de fumar menor o risco de adoecer.

Fonte: Gabriela Rocha / Blog da Saúde

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo