Home / Notícias / Variedades / Polícia Civil anuncia concurso com 119 vagas para Escrivão

Polícia Civil anuncia concurso com 119 vagas para Escrivão

A Chefia da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) foi comunicada oficialmente na última sexta-feira (2) da autorização da Câmara de Orçamento e Finanças (COF) para realizar concurso com 119 cargos para Escrivão de Polícia. Devido à Lei de Responsabilidade Fiscal, a qual o Governo do Estado está submetido, todos os pleitos relativos às criações de novos cargos têm que ser analisados pela COF, o que foi pleiteado e autorizado.




A partir de agora, os trâmites necessários para a elaboração do edital do concurso serão iniciados e, o mais breve possível, publicado. De acordo com o Chefe da Polícia Civil, Delegado-Geral João Octacílio Silva Neto, este é um ganho não só para a instituição como também para a sociedade mineira. “Estamos tendo grandes avanços na PCMG, inclusive na ampliação em nosso quadro de pessoal. Sabemos das dificuldades financeiras do Estado, mas o Governo de Minas está efetivamente investindo na segurança pública”, afirmou.

Escrivão de Polícia

Escrivão de Polícia é um dos agentes da Autoridade Policial, responsável por conferir legitimidade às atribuições de polícia judiciária no esclarecimento de crimes e demais ocorrências.

É um engano comum confundi-lo com a figura do “escrevente ou oficial administrativo”, que trata-se de cargos – não policiais – puramente cartorários.

Nas palavras do então Delegado Geral de Polícia, Marcos Carneiro Lima: “Somos todos investigadores. A atribuição de cada Polícial Civil é elucidar crimes. Escrivão é o investigador que formaliza o ato”.

O Escrivão de Polícia é um cargo extremamente importante dentro do quadro policial civil, compondo as equipes que agem lado a lado com os Delegados e demais agentes.

Fonte: PCMG / Wikipédia

Confira também

Bancos funcionam em horário especial

As agências bancárias abrem nesta sexta-feira (6) das 9h às 13h. O atendimento em horário …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *