Coluna da Seliane Ventura – Mude a forma de olhar as diferenças



O diferente sempre assusta, gera estranhamento até que se adapte ou mude a forma de olhar.

As diferenças contribuem para o “acrescentar” seja em qualquer tipo de relação: familiar, amizade, romance, profissional, enfim, qualquer relação mesmo.

Disse acrescentar, não completar. Quando falamos em completar, me dá impressão de que somos faltosos, fragmentados. Precisamos somar na vida das pessoas.

O impacto dessas diferenças, dependerá de como você se adapta, identifica ou está disposto a conviver com as mesmas.

Um exemplo legalzinho é o Filme “A Bela e a Fera”, mostra bem, como as diferenças causam desconforto no inicio, mas podem ser superadas e bem administradas, principalmente quando deixamos de lado os estereótipos.

Nosso olhar pode ser cruel para outras pessoas, pode ter um peso desnecessário e mesmo assim o lançamos. Às vezes inconsciente, mas infelizmente, às vezes temos total consciência do que fazemos e mesmo assim, sabendo que pode causar desconforto, fazemos.

Pare para pensar: alguém pode ser diferente pra você, assim como você também pode ser diferente para outras pessoas. Gosta quando o olhar de alguém te incomoda?

Sendo assim, se permita conhecer o diferente, sem maiores preconceitos, superando os medos e inseguranças. Deixe que as experiências geradas tragam ensinamentos para o futuro.

Autora: Seliane Ventura – Psicóloga CRP 04/40269 – Psicóloga Clínica e Organizacional, com extensão em Psicologia Hospitalar pela Fundação de Apoio ao Hospital Universitário de Juiz de Fora

Últimas notícias em vídeo



Envie um comentário

 

Política de moderação de comentários

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o administrador do site pelo conteúdo do mesmo, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste site reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.