DEMSUR na semifinal do Prêmio ANA 2012



Prêmio ANA 2012

“Na pia nem pensar, óleo usado é pra reciclar!” Foi com essa ideia que o Departamento Municipal de Saneamento Urbano (DEMSUR) idealizou o projeto ReciclÓLEO e participou do concurso promovido pela Agência Nacional de Águas (ANA), ficando classificado entre os semifinalistas, na categoria governo, em todo o Brasil.

Com a proposta “I Gincana Ambiental ReciclÓLEO” a autarquia apresentou o trabalho de Educação Ambiental desenvolvido nas escolas do município de Muriaé de Dezembro/11 a Junho/12, tendo como vencedora a escola Pinguinho de Gente, premiação entregue no VII ForEA – Fórum de Educação Ambiental em 13 de junho de 2012. Em poucos meses foram recolhidos 5.480 litros de óleo de cozinha usado que deixaram de ir para o Rio Muriaé.

O Prêmio ANA 2012 tem como o objetivo reconhecer ações que estimulam o combate à poluição e ao desperdício e apontam caminhos para assegurar água de boa qualidade e em quantidade suficiente para o desenvolvimento e a qualidade de vida dos brasileiros. Em todo o Brasil foram inscritos 363 trabalhos abrangendo 08 categorias: Água e Patrimônio Cultural, Empresas, Ensino, Governo, Imprensa, ONG, Organismos de Bacia e Pesquisa e Inovação Tecnológica.

São 05 semifinalistas escolhidos em cada categoria e o DEMSUR está na categoria “Governo”. A comissão julgadora fará vistoria técnica, “in loco”, por um grupo de servidores do corpo técnico da ANA para melhor avaliar a execução e o andamento do projeto, com vistas à seleção dos três finalistas e, entre eles, o vencedor de cada categoria, a critério da Comissão julgadora. Eles estarão em Muriaé neste mês de Setembro. Feita a vistoria a Comissão Julgadora se reunirá entre 8 e 9 de outubro, também na sede da Agência, para definir os três finalistas e o vencedor de cada categoria. Enquanto a divulgação dos finalistas acontecerá a partir de 29 de outubro, os vencedores só serão conhecidos (inclusive pela ANA) durante a solenidade de entrega do Prêmio ANA, marcada para 5 de dezembro no teatro da Caixa Cultural de Brasília.

São 05 os critérios que norteiam a avaliação dos jurados: efetividade; potencial de difusão/replicação; adesão social; originalidade; e impactos social, cultural e ambiental; e sustentabilidade financeira (quando aplicável).

Os oito membros da Comissão Julgadora são externos à ANA possuem notório saber sobre recursos hídricos, meio ambiente, patrimônio cultural ou Jornalismo: Hamilton Pereira da Silva, Maria da Glória Brito Abaurre, Patrícia Helena Gambogi Boson, Markus Breus, Demetrios Christofidis, Mauri Cesar Barbosa Pereira, Jorge Antônio Menna Duarte e Mônica Ferreira Do Amaral Porto. Apenas o presidente do grupo – que não tem direito a voto – é servidor da Agência: o chefe de gabinete Horácio Figueiredo.

O objetivo do trabalho desenvolvido pelo DEMSUR foi conscientizar a população de que água e óleo não se misturam e que por isso não deve ser jogado na pia. Durante toda a gincana foram feitas oficinas e palestras e o projeto se estendeu para outros movimentos culturais tais como o Festival de Gastronomia da Serra de Pirapanema e a Semana do Meio Ambiente, promovidos pela FUNDARTE e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, respectivamente.

Em Muriaé são cerca de 08 atendimentos, por dia, para desobstrução de redes de esgotos e o que provoca esse entupimento é o acúmulo de lixo e de óleo nas redes de esgoto. Em uma extensão de 100 metros de redes são gostos cerca de 50.000 litros de água, dependendo da situação. Durante a gincana também foram trabalhadas a questão da gestão de resíduos sólidos, com a participação da população, e a socialização dos catadores de materiais recicláveis pertencentes à ASMAM.

Fonte: DEMSUR

Últimas notícias em vídeo



Envie um comentário

 

Política de moderação de comentários

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o administrador do site pelo conteúdo do mesmo, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste site reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.