Especialistas discutem medidas de prevenção contra chuvas em Muriaé



Período de chuvas se aproxima

A cidade de Muriaé sofreu com deslizamentos de terra, ruas alagadas, queda de barreiras no período chuvoso do fim de 2011 e início de 2012. Especialistas dizem que pouco de efetivo foi feito na cidade desde as últimas enchentes.

Em novembro de 2011, choveu na cidade 70,2 milímetros cúbicos em apenas um dia, o que representa quase 20% do esperado para todo mês. O Rio Muriaé ficou 1,5 metros acima do nível normal, provocando alagamentos em várias partes da cidade. No mês de janeiro 2012, a chuva veio ainda mais forte: choveu 142 milímetros, causando mais estragos na cidade. A Defesa Civil registrou cerca de 14 deslizamentos de terra, ruas alagadas e queda de barreiras na MG-356.

O período chuvoso se aproxima novamente, e os riscos de enchentes na cidade voltam a aumentar. Segundo o ambientalista e fundador do Instituto Rio Muriaé, Renato Sigiliano, os moradores e autoridades não estão tratando o rio com atenção e carinho. Ele diz que nenhuma ação de limpeza e dragamento do rio foi realizada, e que o maior problema está no assoreamento do leito e no desmatamento das matas ciliares. Ele ressalta ainda que, para a melhoria da saúde do rio, é preciso realizar um trabalho de plantio da mata ciliar, trabalho de recuperação dos pastos e várzeas e o desassoreamento do rio, além da conscientização da população sobre os problemas causados com o depósito de lixo nos leitos dos afluentes e do próprio rio.

O secretário de obras da cidade, João Ceribelli, disse que a cidade conseguiu junto ao governo do estado verbas para realização de obras que visam acabar com os problemas oriundos da chuva. Ele destacou ainda que essas obras devem ser iniciadas em 2013, e entre elas está o trabalho de retirada das pessoas que ocupam áreas de risco próximo ao leito do rio e a construção de uma barragem que possibilitará o controle de vazão do rio evitando, assim, os alagamentos ocorridos nos anos anteriores.

Assista a reportagem completa da TV Integração:

Fonte: Mega Minas

Últimas notícias em vídeo



Envie um comentário

 

Política de moderação de comentários

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o administrador do site pelo conteúdo do mesmo, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste site reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.