Tiro de Guerra 04-016 comemora 70 anos da instalação em Muriaé

Guia Muriaé no WhatsApp

Na manhã desta sexta-feira (1º), foi realizada uma cerimônia em comemoração dos 70 anos da instalação do Tiro de Guerra 04-016 em Muriaé. Durante a cerimônia, várias entidade e pessoas foram agraciados com o diploma “Amigo do Tiro de Guerra”, uma homenagem pela parceria com a organização militar.


O evento aconteceu no CEFAS (Centro de Formação e Ascensão Social) e contou com a participação do prefeito de Muriaé, Aloysio Aquino, do comandante do 47º Batalhão de Polícia Militar, Tenente Coronel Ranieri, do comandante do 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros, Tenente Da Silva, além de diversas autoridades civis e militares.

Em seu discurso, o prefeito Aloysio Aquino descatou a importância do TG 04-016 para a cidade. “A presença do Tiro de Guerra em nossa cidade é fundamental para o desenvolvimento dos jovens e principalmente para a formação dos mesmos como cidadãos de bem. Só temos a agradecer ao comando por tudo que esta instituição desenvolve em nossa cidade. Parabéns a todos por esta data tão expressiva”, disse.

História do TG 04-016

O Tiro de Guerra em Muriaé foi oficializado pelo Decreto de Lei nº 9,500, de junho de 1946. Sua primeira sede foi inaugurada em 31 de agosto de 1969, na Avenida Silvério Campos, no bairro Safira, com a presença do General Itiberê Gouveia do Amaral, comandante da 4ª Região Militar.

No dia 25 de agosto de 1983, com presença do Coronel Pimenta, representando o General Everaldo de Oliveira Reis, comandante da 4ª Região Militar, foi inaugurada a antiga sede na Praça 1º de Maio, na região da Prainha (na Barra).

Após a enchente de 2008, a sede do Tiro de Guerra 04-016 mudou para o Centro de Formação e Ascensão Social (CEFAS), no bairro da Barra.

Todos os anos, o Tiro de Guerra 04-016 forma 100 reservistas de 2ª categoria aptos ao desempenho de tarefas no contexto da Defesa Territorial e Defesa Civil. A formação do atirador consiste em instruções militares básicas, além de matérias relacionadas com ações de saúde, ação comunitária, defesa civil e meio ambiente.

Atualmente, o Chefe de Instrução da unidade é o Sargento Edinei de Araújo Valle e o instrutor é o Sargento Marco.

Fonte: Guia Muriaé

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo