Simulado auxilia estudantes na preparação para o Enem 2015

Guia Muriaé no WhatsApp

Os professores das escolas da rede estadual de ensino de Minas Gerais ganharam, este ano, uma ferramenta a mais para auxiliar na preparação dos alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O “Simulado Enem” oferece questões de anos anteriores do Exame e questões originais do acervo de itens do Instituto Avaliar, elaboradas com os mesmos critérios do Enem. O banco de itens faz parte do Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar da Secretaria de Estado de Educação. As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro.

“O Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar (PAAE) foi todo reformulado e nós estamos disponibilizando o banco de itens para todos os professores. Somando a uma dessas mudanças, criamos um espaço onde o professor pode acessar simulados do Enem. As provas são no mesmo formato do Exame Nacional e estão disponibilizadas pelas quatro áreas do conhecimento: Linguagens, códigos e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias; Ciências humanas e suas tecnologias; Ciências da natureza e suas tecnologias”, ressalta a superintendente de Avaliação Educacional da Secretaria de Estado de Educação, Maria Inez Barroso Simões.

O formato gráfico das provas é o mais próximo possível do Enem, em versão pdf, com quatro cadernos, um por área de conhecimento, compostos por 45 questões. Para acessar as questões, os educadores devem acessar o site do Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar e fazer seu login.

O “Simulado Enem” também apresenta itens de produção de textos para auxiliar na preparação dos estudantes. “São temas bem atuais e os estudantes poderão discutir diferentes temas”, conta Maria Inez.

Na edição deste ano do Enem, Minas Gerais foi o segundo estado brasileiro com o maior número de candidatos inscritos. Ao todo, foram recebidas 7.746.057, destas 870.384 são de mineiros. São Paulo é o estado com maior número de participantes, com 1.253.928. Os dados são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (inep), que realiza o exame.

Enem PPL de 2015

Os órgãos de administração prisional e socioeducativa do país têm até às 23h59 do dia 16 de outubro para firmar termo de compromisso, pela internet, com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) para aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 em suas unidades. No momento da adesão, os estabelecimentos devem indicar um responsável pedagógico, a quem caberá providenciar a inscrição dos participantes.

O responsável pedagógico indicará o número da unidade prisional ou socioeducativa e o cadastro de pessoa física (CPF) do participante. Será também o responsável pelo acesso aos resultados e por divulgar as informações do exame aos candidatos. Além disso, deve encaminhar a participação de cada um no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e em outros programas de acesso à educação superior. Aqueles que optarem por usar o Enem para certificação do ensino médio devem fazer o pedido no ato da inscrição.

No primeiro dia, serão aplicadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias (história, geografia, filosofia e sociologia) e de ciências da natureza e suas tecnologias (química, física e biologia), com duração de 4 horas e 30 minutos. No segundo dia, será a vez de matemática, linguagens, códigos e suas tecnologias (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação), além da redação. Esta segunda etapa tem duração de 5 horas e 30 minutos.

De acordo com o edital, o termo de compromisso, assim como as inscrições, deve ser firmado na página do Inep na internet. Confira aqui o Edital do Inep nº 20/2015.

Fonte: SEE-MG

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo