Professor do Câmpus Muriaé conquista 1º lugar em concurso de poesias da UFSJ

Guia Muriaé no WhatsApp

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) – Câmpus Muriaé tem mostrado a qualidade de seu corpo docente para além dos limites de nossa unidade.

O professor de línguas portuguesa e espanhola, de literatura e libras, Natalino da Silva de Oliveira, superou 145 candidatos inscritos, ficando com o primeiro lugar no 14° Concurso de Poesias promovido pela Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ). Como prêmio, ele recebeu R$ 1.500,00 e dez exemplares do livro que contém as 30 melhores obras apresentadas. A solenidade de anúncio dos vencedores ocorreu no dia 27 de julho, no Centro Social e Cultural do 11° Batalhão do Exército, em São João Del-Rei.

De acordo com o edital do concurso, os participantes deveriam produzir um poema inédito, com tema livre, usando um pseudônimo como assinatura. Os quesitos utilizados na seleção e julgamento foram tratamento redacional, uso de recursos poéticos, criatividade e originalidade.

Poesia e motivação

Natalino assinou como Guaiamum a poesia que levou o nome “Um Cado”. O pseudônimo tem origem tupi e significa caranguejo, mas, de acordo com ele, tem também traços africanos e ligações com a dança capoeira. O poeta levou cerca de um mês para elaborar os versos, inspirados nas pessoas simples do interior de Minas Gerais. “Nasci em Belo Horizonte(MG), mas morei em Alfredo Vasconcelos, uma cidadezinha no interior de Minas, e foi lá que comecei a ter fascínio pelos hábitos das pessoas interioranas. Costumo visitar também as cidades de São João Del-Rei e Tiradentes, além de outras do norte de Minas Gerais”, contou.

Sobre o primeiro lugar na competição, o docente contou que foi motivador, até mesmo porque é a primeira vez que participa de um concurso desta natureza. “Estou satisfeito e pretendo desenvolver no câmpus um projeto multidisciplinar que englobaria, dentre outras atividades, esportes e teatro”, revelou.

Currículo

Natalino da Silva de Oliveira é doutor em Literatura Comparada, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); doutorando em Literatura de Língua Portuguesa pelo Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC); mestre em Teoria da Literatura, pela UFMG; graduado em Letras, com Licenciatura em Língua Portuguesa e Língua Espanhola, pela UFMG. Atua como capoeirista, agente cultural e pesquisador das áreas de literatura, história e memória cultural. Atualmente é professor efetivo do IF Sudeste MG – Câmpus Muriaé.

Conheça a poesia vencedora:

Um Cado

Um cado?
Um cadim
Um cad`quê?
Um cadim de vida
Que é pra não sofrer
Um cadim de amor
Que é pra não doer
Um cadim de saudade
Que é pra beber
Um cadim
Um cadim só
Que não sô de muito pedir
Que não sô de muito querer
Pra mim um cadim só tá bão

Fonte: IF Sudeste MG

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo