Mineração será tema de audiência pública em Muriaé

Guia Muriaé no WhatsApp

A Câmara Municipal de Muriaé vai realizar na próxima terça-feira, dia 26 de setembro, uma audiência pública sobre a mineração em Muriaé e região.

O evento será conduzido pela Comissão de Meio Ambiente do Legislativo Municipal, iniciando às 19h, no próprio Plenário da Casa, localizado na Praça Coronel Pacheco de Medeiros. Ela foi requerida pelo vereador Jair Abreu (PT), com o objetivo de discutir com a sociedade a viabilidade ou não de se instalar outras áreas de mineração na região, como vem sendo pleiteado por algumas mineradoras.

Até o momento, estão programadas uma apresentação do professor Lucas Magno, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sudeste de Minas (IF Sudeste MG), que vai falar sobre os impactos da mineração no meio ambiente, especialmente na Serra do Brigadeiro, e do Frei Gilberto Teixeira, de Belisário, que falará sobre a luta pelo meio ambiente e a garantia dos direitos humanos. A mineradora CBA, já foi convidada formalmente para participar do evento, apresentando-se em defesa da mineração, mas até o momento, mas não confirmou participação.

A audiência será conduzida pelo presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, vereador Jair Abreu, e terá também a participação, por meio de depoimentos, de Robim Le Breton, da Iracambi; Eduardo Antônio Alcântara, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Muriaé, Barão do Monte Alto, Rosário da Limeira e São Sebastião do Vargem Alegre; Reinaldo Barberine, da Comissão Pastoral da Terra – CPT; Gilsilene Maria Mendes, da Cáritas Diocesana; Paulino Soares de Oliveira, morador atingido pelo rompimento da barragem de uma mineradora em Muriaé; Sandra Lúcia Couto Bitencourt, diretora regional do Sind UTE; Igor Oliveira da Silva, do Movimento Estudantil; Luiz Paulo Guimarães Siqueira, do Movimento pela Soberania Popular na Mineração – MAM; e Adriana Aparecida de Morais Ribeiro, da Cooperativa dos Produtores da Agricultura Familiar – COOPAF Muriaé.

Também foram convocadas as autoridades do Executivo e Ministério Público, relacionadas à área de meio ambiente. O evento é aberto ao público e contará com amplo espaço para participação popular por meio de debates e de questionamentos às autoridades e demais participantes.

Fonte: CMM

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo