TRE determina retirada de pesquisa eleitoral falsa de Cataguases no Facebook



Uma liminar da juíza eleitoral Christina Bini Lasmar determinou a retirada de uma falsa pesquisa, sobre as eleições 2012 de Cataguases, da rede social Facebook, nesta quarta-feira (12/9). A análise eleitoral não tinha registro na Justiça, como determina a legislação.

A magistrada deferiu a representação da coligação Juntos por Cataguases, do prefeito do município e candidato à reeleição, Wilian Lobo (PSDB), ao Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), a qual afirmava que o Ipeso – Instituto de Pesquisa, Estudos e Estatísticas Sociais, citado como o realizador da pesquisa, não desempenhou a análise. O documento solicitava a imediata exclusão na rede social e de todas as páginas onde foi veiculada.

De acordo com Christina, “os documentos acostados à inicial não deixam dúvidas quanto a indevida divulgação da pesquisa não realizada e tampouco registrada”. Em sua sentença, ela determinou que a pesquisa fosse retirada do ar em um prazo de 24 horas a contar da expedição daquela liminar “sob pena de multa diária de R$ 5 mil”. A juíza também proibiu o autor da publicação de divulgar, de forma impressa, a análise eleitoral falsa. A multa é de R$ 5 mil por dia, caso haja publicação.

Fonte: Estado de Minas

Últimas notícias em vídeo



Envie um comentário

 

Política de moderação de comentários

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o administrador do site pelo conteúdo do mesmo, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste site reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.