Área de Proteção Ambiental é aprovada em Raposo
Foi aprovada, por unanimidade, a criação de uma Área de Proteção Ambiental (APA) no distrito de Raposo, em Itaperuna. Através de uma audiência pública, na noite de terça-feira (28), o projeto foi apresentado e mais de 6 mil hectares vão compor a unidade. Os participantes da reunião aceitaram também a elaboração do Refúgio de Vida Silvestre Sagui da Serra Escuro, instalado dentro da futura APA, em uma área de 492 hectares. A consulta pública serviu ainda para informar e ouvir a sociedade e mostrar as minutas das propostas para a criação da área.
Celso Nunes, secretário Municipal de Gabinete, representou o prefeito Alfredo Rodrigues (Alfredão), na audiência e afirmou que Raposo precisa de um tratamento especial e destacou a importância da mobilização comunitária para a criação da unidade. Celso esclareceu que a as unidades de conservação fazem parte de um sistema nacional aplicado em lei federal.
Maria Inês Micichelli, subsecretária de Meio Ambiente de Natividade, apresentou os objetivos e benefícios da APA. Ela explicou que Natividade e Porciúncula já criaram áreas de preservação que, juntas, formam um corredor ecológico para as espécies da flora e da fauna típicas da Mata Atlântica.
Alair Ignácio, secretário Municipal de Meio ambiente de Itaperuna, comentou que agora a responsabilidade profissional aumenta e demonstrou “satisfação em participar deste momento que registra um grande avanço para toda a região”.
Fonte: Prefeitura de Itaperuna / Foto: Marcelo Nunes