Professor de Cataguases conquista o prêmio “Microsoft Educadores Inovadores 2012”



Benedito Deveza

O professor cataguasense, Benedito Deveza, do Curso Técnico de Joalheria do IFMG – Campus Ouro Preto, conquistou o primeiro lugar na categoria Escolas Técnicas do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores 2012. O projeto “Headcam auxilia o ensino de técnicas de joalheria” impressionou o seleto time de jurados por sua originalidade e inovação.

O Prêmio, que está em sua sétima edição, reconhece os melhores projetos educacionais que fazem uso da tecnologia, desenvolvidos por educadores de escolas públicas, particulares e escolas técnicas públicas. O objetivo é incentivar o desenvolvimento de ações de incorporação das tecnologias em atividades que proporcionem um melhor desempenho da comunidade escolar.

Uma webcam acoplada à lupa de ourives foi a solução encontrada pelo professor Benedito Matozinho Deveza, o Bené, para que alunos do curso técnico de Joalheria, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), pudessem aperfeiçoar seu aprendizado. O dispositivo, denominado headcam, capta todas as imagens das ações do professor e as transmite na tela de um monitor de 32 polegadas. As imagens também podem ser projetadas na tela retrátil do laboratório para acompanhamento de todos, simultaneamente. “O aprendizado é facilitado se o aluno visualizar todos os procedimentos previamente como o uso adequado e angulação das ferramentas, a velocidade de execução, o posicionamento das mãos etc.”, explica o professor.

Fonte: Fala Ouro Preto

Últimas notícias em vídeo



Envie um comentário

 

Política de moderação de comentários

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o administrador do site pelo conteúdo do mesmo, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste site reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.