Luiz Sérgio: O Menino de Ferro da Radioterapia do Hospital do Câncer de Muriaé

Guia Muriaé no WhatsApp

Luiz Sérgio tem apenas quatro anos de idade, mas já venceu muitas batalhas. O menino luta contra um tumor no sistema nervoso central desde que tinha um ano. Antes de chegar ao Hospital do Câncer de Muriaé da Fundação Cristiano Varella, ele já havia sido operado duas vezes e, na instituição, passou por uma última cirurgia, aos três anos e, após completar quatro anos, deu sequência ao seu tratamento, dessa vez passando por sessões de Radioterapia.

A Radioterapia é um tratamento capaz de destruir células tumorais através de feixes de radiação emitidos em determinadas doses diretamente na área afetada. Luiz Sérgio passou por 30 dessas sessões – com duração de dez minutos – e em cada uma delas ele deveria ficar imóvel. Para um adulto, ficar imóvel durante dez minutos pode não parecer muito complicado, mas para uma criança de quatro anos, um menino tão brincalhão quanto o Luiz, não era uma tarefa fácil. Nesses casos, uma equipe de anestesistas ficava à disposição para sedar o paciente de forma que o tratamento pudesse ocorrer sem problemas, mas Luiz surpreendeu a todos e ficou quieto durante todas as sessões. Ele foi a primeira criança, nessa faixa etária, a fazer todo o tratamento radioterápico sem anestesia.

No primeiro dia em que ele veio fazer a tomografia de planejamento para iniciar o tratamento, a Joaquina Barros, mãe de Luiz, ficou na sala, e o Dr. Marcos Bezerra, médico no setor de Radioterapia do Hospital do Câncer de Muriaé, teve a ideia de imprimir imagens de super-heróis para tentar acalmá-lo, depois começaram a pintar o rostinho dele, ele se transformou no Capitão América, no Hulk e em diversos outros heróis.

Joaquina, conta que após as primeiras sessões ele não queria mais vir para o Hospital “eu parava o carro e ele falava que não queria pintar mais. Aí surgiu a máscara do Homem de Ferro” conta.

A máscara de termoplástico – que todos os pacientes que tratam tumores de cabeça e pescoço usam durante as sessões -, foi se transformando na máscara do Homem de Ferro, o herói preferido do menino. No início a ideia era colar adesivos para auxiliar, mas Fábio Strina, Físico Médico do setor, conseguiu na internet uma foto de uma máscara pintada, aí veio a ideia: “Porque não pintar a máscara? ” Joanita Bezerra, técnica em Radiologia, comprou a tinta e junto com a técnica em enfermagem Leidiane Barrozo, fizeram a primeira montagem do Homem de Ferro na máscara e mostraram para ele.

Empolgado, ele não se importava mais em vir ao Hospital e ficar imóvel durante aqueles 10 longos minutos, acreditava que o equipamento de Radioterapia era uma “imensa máquina de pintar”. Em toda sessão, a “Tia Leidy” pintava mais uma parte da máscara, até que finalmente, no dia 15 de Abril, dia de sua última sessão, ela ficou pronta e ele finalmente pode leva-la para casa.

Confira mais fotos:

Fonte: FCV

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo