Home / Colunas / Bianca Espirito Santo Barbosa / 5 dicas para ajudar a desenvolver a sua Inteligência Emocional

5 dicas para ajudar a desenvolver a sua Inteligência Emocional

Colunista Bianca Espirito Santo Barbosa
Na última matéria conhecemos os detalhes do Q.E. – Inteligência Emocional (e se você ainda não leu, dá uma olhada lá!).

Mas você já parou para analisar como está o seu Q.E.? Se quiser fazer um teste gratuito, no qual as próprias perguntas já nos fazem refletir e aprender bastante, escreva aqui nos comentários “Eu quero fazer o teste” que eu te envio a ferramenta.




Talvez seu resultado seja magnífico, ou talvez nem tanto. E se você se encaixa nessa segunda opção, o que acha de algumas pequenas mudanças de atitude para ajudar a desenvolver a tão importante Inteligência Emocional?

1. Pare e se perceba

Já que um dos quesitos mais importantes do Q.E. é a identificação dos sentimentos, podemos praticar no dia a dia para desenvolver essa capacidade. Como? Permita-se parar em alguns momentos do dia, sentir cada parte do seu corpo, ouvir os sons ao redor com atenção, sentir o ar que entra e sai das narinas, o gosto que está na sua boca, enfim, viver plenamente o “aqui” e o “agora”.




Com essa atividade frequente o cérebro exercita também o foco além da percepção de sentimentos.

2. Tome conta dos seus sentimentos




Em momentos de estresse e pressão, tenha em mente que só você pode controlar seus sentimentos. Não entregue-os a outras pessoas permitindo que elas transformem seus sentimentos em sensações ruins.

3. Se coloque no lugar do outro

É importante lembrar, quando alguém quiser nos magoar, para que essa pessoa tenha esse desejo, ela provavelmente já está muito magoada. Afinal, a gente espalha o que tem por dentro, certo?

Então, na próxima vez que alguém fizer algo que te desagrade, dê a si mesmo a chance de se imaginar no lugar dessa pessoa, perceber o que ela está sentindo e o motivo pelo qual ela está agindo dessa forma. Assim, em vez de iniciar ou prolongar uma discussão, você tem a oportunidade de impedir uma situação ruim e ainda ajudar essa pessoa.

4. Perceba os pontos positivos e cultive-os

Notar diariamente quantas oportunidades e coisas boas ocorrem no nosso dia a dia nos ajuda a perceber melhor as soluções para os problemas. Quando focamos nos problemas, ficamos sem enxergar as possibilidades ao redor. Da mesma forma, cultive pensamentos positivos e poderosos.

Não significa fingir que tudo está bem quando não está. Mas sim saber que mesmo com algo indo mal, temos a capacidade de controlar nosso sentimento e identificar a melhor maneira para resolver a situação.

5. Treine o seu cérebro para o aprendizado

Ao ler um livro, uma matéria produtiva ou assistir a um filme com bom conteúdo, além de conhecer o assunto estamos desenvolvendo nossas capacidades de aprendizado. Nesse quesito o cérebro é como um músculo que quanto mais treina, mais se desenvolve e consequentemente nos permite aprender com mais facilidade.

O importante é sempre saber que a Inteligência Emocional não é enxergar somente as coisas, pessoas e sentimentos bons e simplesmente ignorar os problemas e desafios. Pelo contrário: é saber que esses existem e que temos a capacidade de resolvê-los e crescer com eles!

Quer saber mais sobre o tema? Participe dos próximos eventos!

Autora: Bianca Espirito Santo Barbosa – Maste Coach Integral Sistêmico. Ministrante de treinamentos de Inteligência Emocional, Analista de perfil comportamental, mentoria e coaching individual e em grupo, Treinadora na empresa Legacy Training.

Confira também

Por que não alcanço minhas metas?

Na última matéria vimos a importância de ter um propósito claro e metas bem estabelecidas, …

11 comentários

  1. Quero fazer o teste

  2. Eu quero fazer o teste! Excelente matéria! Parabéns!

  3. Eu quero o teste inteligência emocional

  4. Eu quero fazer o teste

  5. Olá Bianca, bom dia!
    Achei muito interessante esse assunto sobre o Q.E e gostaria de fazer o teste. Obrigado

  6. Eu quero fazer o teste!

  7. “Eu quero fazer o teste”
    Olá bom dia, aguardo o teste em meu e-mail, fiz busca no YouTube com seu nome, você tem algum canal falando mais sobre o assunto inteligência emocional, obrigado, sem mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *