Home / Turismo / Turismo em Muriaé / Cachoeira e Represa da Fumaça em Muriaé

Cachoeira e Represa da Fumaça em Muriaé

A Cachoeira e Represa da Fumaça é uma área apropriada para banhos de cachoeira, rapel, cascading, trekking, canoagem e trilhas.

Propriedade particular pertencente à Usina Hidroelétrica Coronel Domiciano sob administração da BRASCAN Energética S/A. O Rio Fumaça forma a represa com aproximadamente 2000 m² de espelho d’água no local, possui longo trecho encachoeirado, pedras negras, águas límpidas, margeado por vegetação nativa. Em seu entorno se localizam propriedades rurais com criação de peixes ornamentais, alambiques e criações de cavalos Mangalarga-Marchador. A sua queda principal em períodos de cheia lança pelo ar uma “fumaça d’água” revelando um espetáculo natural que dá nome a Cachoeira.




Como chegar?

Seguindo pela BR 116, sentido Bahia por 16 KM, entrar à esquerda para distrito de Itamuri. Dali, seguir sentido ao distrito de Belisário em estrada de chão até a placa indicativa para a comunidade da Capetinga, entrando à esquerda e seguir por placas indicativas até o local.

Existem dois caminhos alternativos, mais utilizados pelos visitantes locais, seguindo pela BR 116, sentido Bahia, entrar no entroncamento à esquerda sentido “Família Agrícola”, que também dá acesso a cachoeira do Rio Preto ou após o “Clube dos Bancários” (KM 693) entrar à esquerda em estrada de chão. Após aproximadamente 4 KM virar a direita conforme placa indicativa no local, e seguir pela esquerda nessa estrada por mais 5 KM, onde estará a última placa indicativa para o atrativo. Dali, virar a direita e seguir por mais 1 KM, passando pela fazenda Fumaça até a Usina Coronel Domiciano.

Distância do Centro de Muriaé: 24 KM

Fonte: FUNDARTE

Confira também

Como chegar em Muriaé?

O acesso rodoviário a Muriaé, MG, pode ser feito pela BR-040, BR-262 ou BR-116. Publicações …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *