Home / Turismo / Turismo em Muriaé / Conheça o Circuito Turístico Serra do Brigadeiro

Conheça o Circuito Turístico Serra do Brigadeiro

Encravado entre vales, rios e montanhas da Zona da Mata Mineira encontra-se o Circuito Turístico Serra do Brigadeiro, uma das principais atrações da nossa região. O Parque é a associação de 11 municípios com identidades e afinidades turísticas, culturais e econômicas. O circuito é composto por Muriaé e mais dez municípios: Antônio Prado de Minas, Divino, Ervália, Eugenópolis, Fervedouro, Miradouro, Patrocínio do Muriaé, Pedra Bonita, Rosário da Limeira e Vieiras e, tendo como sede o município de Muriaé. O Ecoturismo, Turismo Rural e de Negócios integram o potencial desta bonita região desbravada pela Estrada de Ferro Leopoldina.




O principal atrativo do Circuito é o Parque Estadual Serra do Brigadeiro, considerado um dos últimos redutos de Mata Atlântica. O Parque ocupa o extremo norte da Serra da Mantiqueira e reúne o que há de mais belo da flora brasileira.

Criado em 1996, o Parque abrange uma área de 14.984 hectares, onde predominam montanhas, vales, chapadas, encostas além de diversos cursos d’água que integram as bacias dos rios Paraíba do Sul e Doce. O Brigadeiro também é refúgio de espécies da fauna ameaçadas de extinção. Sua fauna diversificada, dentre outros, destaca-se o mono-carvoeiro, também conhecido como muriqui, maior primata das Américas, ameaçado de extinção.

O Parque do Brigadeiro possui dois acessos. O mais próximo de Muriaé – sede do circuito – é a portaria ‘Pedra do Pato’ que está a 60 km, com entrada pela BR 116 até Fervedouro, 20 km por estrada de terra até o distrito de Bom Jesus do Madeira, mais 7 km até chegar na sede. Já para quem vem de Belo Horizonte, o caminho passa por Viçosa, vai até o trevo para Ubá, segue o acesso para São Miguel do Anta e, depois, pela BR 482 até Araponga. A partir daí, seguir por 11 km de estrada de terra até a ‘Portaria Araponga’ do Parque.

Fonte: Jornal Web Notícias

Confira também

Como chegar em Muriaé?

O acesso rodoviário a Muriaé, MG, pode ser feito pela BR-040, BR-262 ou BR-116. Publicações …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *