3ª onda de frio no Brasil pode provocar geadas e até neve
Primeira semana da estação será marcada por ciclones, chuvas e duas massas de ar polar que devem provocar frio intenso e geada em várias regiões do Brasil
O inverno de 2025 começa oficialmente na noite desta sexta-feira (20), às 23h42, com a chegada do solstício de inverno no Hemisfério Sul, e já inicia com mudanças climáticas significativas em diversas regiões do país. De acordo com meteorologistas, uma sequência de ciclones extratropicais e frentes frias vai provocar chuvas, ventos fortes e queda acentuada das temperaturas, especialmente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
Já nesta sexta-feira, um novo ciclone se forma na costa da Região Sul, dando origem a uma frente fria que deve causar chuvas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, embora sem volumes extremos. Entre domingo (22) e segunda-feira (23), outro ciclone mais intenso deve atuar no oceano, provocando ventos fortes em São Paulo, Mato Grosso do Sul e estados vizinhos.
Onda de frio e possibilidade de neve
Na segunda-feira (23), o Brasil enfrentará a primeira onda de frio do inverno, com massa de ar polar intensa que atingirá a Região Sul e o Centro-Oeste, especialmente Mato Grosso do Sul. Em São Paulo, a queda nas temperaturas deve ser sentida a partir da terça-feira (24), com intensidade maior na quarta (25).
Há risco de neve na Serra de Santa Catarina, especialmente em cidades como São Joaquim, Urupema e Urubici, onde as temperaturas podem cair abaixo de 0 °C. A previsão inclui ainda geada ampla em várias cidades da Região Sul.
A segunda massa de ar polar da semana deve avançar a partir de sexta-feira (27), reforçando o frio e ampliando os efeitos no Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste, com temperaturas negativas e maior risco de geadas.
Chuvas se espalham
Com o avanço dos sistemas meteorológicos, a chuva deve alcançar também partes do Sudeste e Centro-Oeste, como Goiás e o Distrito Federal. No Rio Grande do Sul, mesmo entre as massas de ar frio, está previsto um novo episódio de chuva no meio da semana, em um cenário de precipitações acima da média para o mês.
Meteorologistas alertam para atenção redobrada nas estradas, áreas de risco e reforço de cuidados com a população em situação de vulnerabilidade, especialmente durante os episódios mais intensos de frio.
Fonte: Guia Muriaé, com informações do Climatempo