Compras de Natal: 10 dicas para economizar

Guia Muriaé no WhatsApp

Os brasileiros já entraram no clima de final de ano e estão com a carteira aberta, dispostos a gastar. A Copa do Mundo da FIFA™, a Black Friday e a chegada do Natal elevaram a intenção de consumo das famílias – neste fim de ano, ela já é a maior desde abril de 2020, segundo levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). E deve ser o décimo terceiro salário a fonte para esses gastos. 

As compras de Natal estão na lista de 36% dos trabalhadores que vão receber o décimo terceiro em 2022, segundo uma pesquisa feita em todas as capitais pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo SPC Brasil. Outros 22% vão gastar o benefício nas comemorações de Natal ou Ano Novo.

Mas sem planejamento as compras de Natal podem gerar um descontrole nas finanças de qualquer pessoa e transformar o início de 2023 num pesadelo. Para economizar sem fazer feio nos presentes e começar o próximo ano sem dívidas, confira 10 dicas abaixo.

1. Projete o orçamento dos próximos três meses

O primeiro passo não é fazer a lista de compras de Natal, mas sim um raio-x do orçamento, considerando os gastos e os ganhos dos próximos três meses. Essa projeção é para evitar sufoco nos primeiros meses de 2023, quando chegam as contas de início de ano, como IPVA, IPTU, matrícula e material escolar, por exemplo. 

Na hora de somar os gastos fixos e variáveis de dezembro, janeiro e fevereiro, pelo menos, já coloque essas contas na lista. A ideia é reservar agora o dinheiro para o pagamento dos primeiros compromissos de 2023. Também leve em conta os ganhos previstos com décimo terceiro salário, bônus e participação de lucros.

Depois de fazer essa projeção, já dá para entender quanto pode sobrar em cada mês para gastos extras. Reserve uma parcela desse valor para pequenas emergências e veja qual é a folga no orçamento nos próximos meses. 

2. Decida previamente como pagará as compras de Natal

Com as projeções do orçamento dos próximos meses em mãos, fica mais fácil entender a situação financeira de curto prazo e decidir se as compras de Natal serão pagas à vista ou se serão parceladas.

Para Ângela Tosatto, planejadora financeira e analista de investimentos da NuInvest, o ideal é bancar esses gastos à vista. A ideia é chegar no início do ano sem pendências. “Além disso, se você paga em uma única parcela no cartão ou à vista as possibilidades de desconto são maiores”, diz.

Se a única alternativa é parcelar, o cuidado é não carregar essa dívida por muito tempo. “Quanto menos parcelas, melhor. No máximo três. Acima de quatro pode ter juros embutidos no parcelamento”, afirma. 

E, mesmo se não houver cobrança de juros, arrastar o pagamento de compras de curto prazo, como as de Natal, compras de supermercados, viagens já realizadas, atrapalha o orçamento futuro. As chances de você se enrolar são maiores. Por isso, priorize o pagamento à vista. 

3. Estabeleça um limite de gastos 

A partir do balanço das suas contas e das possibilidades de pagamento, defina o valor total para as compras de Natal que não comprometa o orçamento dos próximos meses. 

Lembre-se de que esse limite não pode representar todo dinheiro que vai sobrar no mês e muito menos todo o valor recebido com benefícios, como o décimo terceiro e bônus, por exemplo. 

Para Ângela Tosatto, a recomendação é não gastar o dinheiro recebido no final do ano. Destinar parte desse valor para o início de uma reserva de emergência pode ajudar a controlar os gastos inesperados dos próximos meses. 

4. Faça uma lista de compras de Natal realista

Agora sim, depois de toda essa avaliação nas contas, é hora de fazer uma lista. Colocar no papel o nome das pessoas que vão ser presenteadas ajuda no planejamento. Assim, há menos riscos de esquecer alguém no meio do caminho. 

A vantagem de já entender como está o orçamento e o valor limite para essas compras é que essa lista já vai sair mais direcionada e bem pensada. É claro que a vontade é de presentear todo mundo da família e todos os amigos, mas a lista precisa ser compatível com a realidade financeira de cada um. 

Ângela Tosatto lembra que o ano foi difícil para muita gente e que não há problema em escolher as pessoas mais próximas para serem presenteadas. Por isso, nada de receio de eliminar nomes da lista. Em ano de inflação alta, endividamento e renda menor, quem ficar de fora vai entender. 

5. Escolha presentes significativos e não caros 

Quando finalizar a lista com os nomes, já anote qual é o presente que quer dar para cada pessoa. Adicione, pelo menos, três opções. E à medida que vai colocando essas possibilidades, já consulte o valor de cada uma e some todos os itens. 

O objetivo é que os valores de todos os presentes não ultrapassem o orçamento total separado para as compras de Natal. 

Na hora de escolher os presentes, lembre-se de que os mais significativos não são necessariamente os mais caros. Talvez, um álbum com as fotos dos momentos mais marcantes entre você e seu irmão ao longo do ano signifique mais para ele do que um relógio que todo mundo tem. 

Pense de fato na pessoa que vai ser presenteada, no que ela gosta e a relação que vocês têm e não se preocupe em querer dar o item mais caro ou tecnológico. 

6. Considere dar um único presente para um grupo

Se uma família de amigos está na lista, considere dar um presente que todos eles possam aproveitar juntos, como um jogo de tabuleiro ou um kit de churrasco, por exemplo. Essa estratégia também vale para um grupo de amigos mais próximos ou para sua própria família. 

Para que essa técnica dê certo, é preciso conhecer bem esse grupo para garantir que o presente único faça sentido para todos.  

7. Pesquise e não deixe para a última hora 

Não importa se um produto está dentro do seu orçamento. Quanto menos pagar por ele, melhor. Por isso, não deixe de fazer pesquisa e nada de ir às compras dias antes do Natal. 

“A gente sabe que no Natal as coisas são reajustadas e ficam mais caras. Então, é preciso pesquisar bastante e ver alternativas para o mesmo produto”, recomenda Ângela Tosatto.

8. Aproveite o mês da Black Friday 

As promoções da Black Friday costumam se estender até o final do mês de novembro. Por isso, quem se organiza com antecedência pode aproveitar a data para garantir preços melhores para as compras de Natal. 

9. Sem vergonha na hora de pedir descontos 

Só você sabe o tanto que precisou trabalhar ao longo do ano para receber o dinheiro que agora está usando para fazer as compras de Natal. Então, não jogue esse dinheiro fora pagando o primeiro preço que te oferecerem. Peça desconto em todas as compras, principalmente se o pagamento for à vista. 

10. Vai encontrar a pessoa só depois do Natal? Compre o presente depois 

Para quem não conseguiu antecipar a compra do presente e garantir os descontos da Black Friday, uma alternativa para gastar menos é comprar depois do Natal, caso não veja a pessoa que vai presentear antes disso.

“Se você vai ver a pessoa só depois do Natal, espere uma ou duas semanas após a data para comprar o presente, porque os preços caem. Além disso, no fim do mês normalmente os itens estão mais baratos porque as lojas precisam fechar a meta de venda”, lembra Ângela Tosatto.

Renda apertada e dívidas: esta é a realidade de boa parte da população. Neste caso, a recomendação é de que o décimo terceiro salário e outros benefícios que podem garantir alguma renda a mais no final do ano sejam destinados para o pagamento das contas atrasadas. 

“A prioridade é pagar as dívidas e guardar um pouco para uma emergência. É preciso se preparar para o começo do ano e para situações como o desemprego”, reforça Ângela Tosatto. Ou seja, as compras de Natal podem ficar para 2023, quando o orçamento estiver mais organizado.

Deixar de dar presentes para amigos e familiares nesta época do ano pode gerar um sentimento de frustração. Mas carregar dívidas pode provocar sentimentos ainda piores e afetar até a saúde. O endividamento gera insônia, problemas no estômago, coração e na saúde mental. 

Por isso, caso não tenha dinheiro sobrando para dar presentes agora, lembre-se de que o mais importante é fazer um planejamento para quitar suas dívidas e voltar a ter um orçamento saudável. Só assim será possível dormir em paz e ainda garantir os presentes do Natal de 2023.

Fonte: Nubank

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo