Consumidor vai poder bloquear abertura de contas em seu nome
Ferramenta permitirá que cidadão bloqueie novas aberturas em seu nome; medida busca reforçar segurança contra fraudes no sistema bancário
O Banco Central (BC) anunciou que, a partir de dezembro deste ano, vai disponibilizar um novo serviço voltado à prevenção de fraudes na abertura de contas bancárias no Brasil.
A medida permitirá que qualquer cidadão comunique formalmente ao Sistema Financeiro Nacional que não deseja abrir novas contas, como correntes, poupanças ou de pagamento — incluindo também contas conjuntas ou de empresas.
Adesão será opcional
O serviço será oferecido na área logada do portal Meu BC, e a adesão será voluntária. O cidadão poderá ainda reverter a decisão a qualquer momento, ativando ou desativando o bloqueio conforme sua necessidade.
Segundo o BC, o sistema registrará todas as ativações, desativações e consultas feitas por instituições financeiras, garantindo transparência e rastreabilidade das ações relacionadas à proteção do nome do usuário.
Consulta obrigatória pelos bancos
Com as novas regras, bancos e instituições financeiras serão obrigados a consultar essa base de dados do Banco Central antes de concluir qualquer abertura de nova conta. Isso valerá tanto para pessoas físicas quanto jurídicas.
Implantação em até seis meses
O Banco Central e as instituições financeiras terão um prazo de seis meses para implementar as adaptações necessárias para o pleno funcionamento do sistema. O objetivo é reduzir fraudes que envolvem o uso indevido de dados pessoais, como identidade falsa ou inclusão indevida de titulares.
A nova ferramenta reforça os esforços do BC para aumentar a segurança digital e proteger os cidadãos contra golpes financeiros, especialmente em um cenário de crescentes denúncias de fraudes bancárias em todo o país.
Fonte: Guia Muriaé, com informações do Extra