Conta de luz continua sem cobrança extra em maio, diz Aneel

Agência e Operador Nacional do Sistema Elétrico dizem que bandeiras amarela e vermelha, com custo adicional, não voltam em 2022. Bandeira verde está em vigor desde 16 de abril.

A bandeira tarifária de maio na conta de luz será verde para todos os consumidores do Sistema Interligado Nacional, que abrange a maior parte do país.

A informação foi confirmada nesta sexta-feira (29) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em Brasília. Assim, não haverá cobrança extra na conta de luz, segundo a agência.

Segundo a Aneel, devido às condições favoráveis de geração de energia, é a primeira bandeira verde anunciada para todos os consumidores desde o fim do período de escassez hídrica, que vigorou entre setembro de 2021 e abril deste ano.

Custo real

Criado pela Aneel em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o bom uso da energia elétrica. O cálculo para acionamento das bandeiras tarifárias leva em conta, principalmente, dois fatores: o risco hidrológico (GSF, na sigla em inglês) e o preço da energia (PLD).

As bandeiras tarifárias funcionam da seguinte maneira. As cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração, sendo a bandeira vermelha a que tem um custo maior e a verde, o menor.

Fonte: Agência Brasil

Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo