COMJUV na luta por mais programas sociais para a juventude de Muriaé

Guia Muriaé no WhatsApp

Conselheiros do Conselho Municipal de Juventude (COMJUV) se reuniram para estruturar as atividades a serem realizadas no ano de 2014. Com base no estatuto, estabeleceram a necessidade de uma audiência pública (Câmara Municipal), estudaram formas de divulgação para ações de proteção e entretenimento para os adolescentes, apresentaram o programa Juventude Viva (relacionado a violência e homicídios de jovens negros no país), o Estação Juventude – que pode atrair recursos para o município, e trataram ainda, sobre a reintegração dos grêmios estudantis nas escolas de Muriaé.

O presidente do COMJUV Muriaé, Victor Hastenreiter, explicou aos presentes – representantes das diversas secretarias municipais da Prefeitura, da Superintendência Regional de Ensino, da PM, Fundação Cristiano Varella, PSFs, Centro de Integração e Assistência Social ao deficiente de Muriaé – Ciasdem, Grupo de Escoteiros e membros de ONGs – que a política do Estatuto da Juventude quer mudar a ideia de que o jovem é um problema: “Queremos, a partir de então, trabalhar a premissa de que o jovem é a solução”, classificou com base na campanha nacional.

Victor Hastenreiter também prestou informações aos presentes sobre a reformulação do Conselho que está sendo realizada no município. Segundo ele, serão 10 representantes a partir da aprovação pelas autoridades locais. Haverá membros das secretarias de Turismo, Desenvolvimento Social, Esporte e Lazer, Meio Ambiente, Câmara Municipal, Movimento Religioso, das instituições de Ensino Superior, da Juventude Rural, ONGs e Escoteiros, das entidades culturais e grêmios escolares.

Com relação à volta dos grêmios recreativos nas escolas, o COMJUV espera gerar o senso político nos estudantes e ocupá-los com atividades que irão beneficiar a eles próprios como: rádio-escola, formaturas, camisetas das turmas, incentivo de diálogo entre aluno-diretor, estudantes e comunidade e muito mais.

O projeto Juventude Viva já está funcionando em Muriaé. Uma oficina experimental está instalada no distrito de Vermelho onde ficou comprovado que os índices de violência contra o jovem ou, ampliação da incidência dos jovens em situação de risco, estão acontecendo com maior frequência. Porém, outros bairros também vão receber o projeto que reúne oficinas de teatro, dança, música entre outros.

Fonte: Prefeitura de Muriaé

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo